Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

EUA vão sobretaxar em 15% as aeronaves da Airbus produzidas na Europa

Airbus inaugura quarta linha de produção da Família A320 em Hamburgo

Airbus destacou as consequências de uma decisão como esta, principalmente para as aéreas e passageiros norte-americanos

O protecionismo imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentará os custos de importação dos clientes da Airbus, em sua maioria as próprias companhias aéreas norte-americanas. Em decisão tomada na sexta-feira (14), Trump anunciou que aumentará as taxas aduaneiras impostas às aeronaves Airbus importadas da Europa para 15%. Já as tarifas de outros setores de ambos os lados do Atlântico permanecem inalteradas.

E tudo começou mesmo em outubro, após quinze anos de disputa judiciária, quando a Organização Mundial do Comércio autorizou Washington a impor sanções recordes, justificando que a fabricante europeia teria sido beneficiada de subsídios indevidos para seus A380s e A350s, criando uma injustiça contra a rival Boeing.

Em comunicado, a Airbus destacou as consequências de uma decisão como esta, principalmente para as aéreas e passageiros norte-americanos “que deverão finalmente pagar” o aumento. A Delta Air Lines lamentou o mesmo risco, bem como as consequências em seus resultados operacionais.

Desde outubro, com a decisão da OMC, o governo norte-americano impôs tarifas punitivas para produtos importados (incluindo vinho, queijo, café e azeitonas) em até 25% Na época, os aviões permaneceram em 10%. Agora, o governo norte-americano aumentará os impostos para 15%, já a partir do dia 18 de março.

Receba nossas newsletters