Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Executivo assume controle da Aigle Azur sem aprovação de acionistas

aeronaveaigleazur09

O então CEO Yvelin foi devidamente sacado de suas funções na manhã dessa segunda-feira (26) junto com outros três executivos

A Aigle Azur tem uma nova liderança. Sem a aprovação dos próprios acionistas e em meio a tensões entre o antigo presidente, o atual executivo Frantz Yvelin e seus shareholders, a companhia teve seu controle devidamente tomado por Gérard Houa, acionista da Lu Azur, que detém 19% do capital da companhia.

Houa também é presidente do Fundo França China, uma plataforma de diálogo entre líderes franceses e chineses, além de também ter uma certa representividade no conglomerado HNA Group, que por sua vez detém 49% do capital da Aigle Azur, enquanto o empresário David Neeleman detém os outros 32% restantes.

O então CEO Yvelin foi devidamente sacado de suas funções na manhã dessa segunda-feira (26) junto com outros três executivos. Houa logo apontou Philippe Bohn como novo general manager da Aigle Azur, executivo que já foi  diretor da Air Senegal (até abril de 2019 por quase dois anos). “Gérard Houa agora assume a presidência da Aigle Azur e nomeia Phillip Bohn como gerente geral”, disse os executivos em nota assinada por eles mesmo.

Ainda de acordo com Houa, os erros de estratégias dos últimos dois anos devem cessar. O executivo também criticou o fato dos acionistas terem “abandonado” a companhia em meados deste mês. “A Aigle Azur, para sobreviver, requer vigor e ações imediatas”, diz a nota.

David Neeleman, por sua vez, afirmou que na sua visão o Yvelin ainda é o presidente e que já está tomando providências legais contra Houa. Neeleman afirmou ainda que a própria HNA, dona majoritária da companhia, desaprova as ações realizadas pelo Houa.

Receba nossas newsletters