A Fenactur – Federação Nacional de Turismo, representando mais de 20 mil agências de viagens em todo o país, recentemente tomou conhecimento da mudança na política de vendas e no programa AAdvantage da American Airlines. Segundo a federação, a alteração direciona as vendas preferencialmente para o site da American Airlines e algumas agências específicas, o que acaba levantando algumas preocupações significativas.
“Entendemos que as empresas buscam otimizar suas operações, no entanto, essa mudança parece limitar o direito de escolha do consumidor e impactar diretamente as agências de viagens que representamos”, disse Aldo Arthur Siviero, presidente da Fenactur. “O direito de escolha do consumidor e a promoção da livre concorrência são princípios fundamentais para um mercado saudável e dinâmico. No contexto brasileiro, destacamos que a legislação vigente, especialmente o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), estabelece diretrizes claras para a proteção do consumidor e a promoção da concorrência leal”, complementou.
O presidente destaca ainda que “ao restringir o acúmulo de pontos AAdvantage apenas a compras no site da companhia ou em agências preferenciais, percebemos uma limitação desnecessária para os clientes, desfavorecendo a competição justa entre os diversos prestadores de serviços, em conformidade com as normas brasileiras. Por isso, encaminhamos na data de hoje um Ofício a American Airlines, solicitando que revejam esse posicionamento”, informou.
O M&E pediu um posicionamento da American Airlines sobre o assunto e ainda aguarda um retorno.