Câmbio:

Idiomas:

Fim da parceria? Latam e VoePass suspendem voos compartilhados em 10 cidades brasileiras

A partir de agosto não será mais possível comprar passagens de voos compartilhados entre Latam e VoePass(Reprodução/Guilherme Dotto)
A partir de agosto não será mais possível comprar passagens de voos compartilhados (Reprodução/Guilherme Dotto)

A partir de agosto deste ano, aparentemente, não será mais possível adquirir passagens de voos compartilhados entre Latam e VoePass para 10 cidades ao redor do Brasil. Entre elas, uma das ilhas mais cobiçadas entre os turistas: Fernando de Noronha (PE). No entanto, em pronunciamento enviado ao M&E após a publicação desta matéria, a Latam informa que essa impossibilidade de comprar as passagens pelo seu site foi, na verdade, uma inconsistência em seu sistema online.

Veja o pronunciamento da Latam na íntegra abaixo.

Relembre o caso do suposto fim da parceria

Dias antes, uma fonte anônima da VoePass havia afirmado que a suspensão se deu pela redução de frota da companhia, que vem acontecendo desde o acidente envolvendo o ATR-72 em Vinhedo (SP), em 9 de agosto de 2024, que vitimou 62 pessoas.

Até o ano passado, 13 destinos eram comercializados pelo site da Latam, mas com operação da VoePass. Já no início desta semana, era possível ver no site que alguns destinos seriam operados pela VoePass somente até julho.

Ao procurar voos de São Paulo para Ribeirão Preto em julho, por exemplo, uma mensagem afirmava que o voo seria operado pela VoePass. No entanto, ao procurar passagens para agosto, a mensagem era de que o voo seria operado pela Latam. Atualmente, esse voo é feito pela VoePass através do ATR-72, que transporta 70 passageiros.

Cidades afetadas pela inconsistência no site
  • Rio de Janeiro (RJ) – Galeão
  • Juiz de Fora (MG)
  • Presidente Prudente (SP)
  • Fernando de Noronha (PE)
  • Ipatinga (MG)
  • Florianópolis (SC)
  • Santa Maria (RS)
  • Recife (PE)
  • Joinville (SC)
  • Ribeirão Preto (SP)

Pronunciamento da Latam

Após a publicação da matéria, a Latam se pronunciou sobre o suposto fim da parceria, e informou que a indisponibilidade de algumas passagens foi em decorrência de um ajuste no seu sistema, mas que já estão a venda novamente no site. A companhia ainda alega que qualquer ajuste na malha da VoePass é de responsabilidade da mesma.

O M&E conferiu e os destinos estão de volta ao site da Latam. Confira a nota completa na íntegra:

“A LATAM informa que, por um ajuste em seus sistemas, alguns voos ficaram indisponíveis para compra em latam.com na última semana. Esses voos já se encontram novamente à venda.

A LATAM reforça ainda que qualquer ajuste na malha da Voepass é de responsabilidade da própria companhia. A LATAM apenas comercializa passagens da Voepass por meio de acordo de codeshare.

Em um codeshare, uma empresa vende passagens aéreas de determinados voos operados por outra companhia. Atualmente, a LATAM mantém acordos de codeshare com 18 companhias aéreas em todo o mundo: Aeroméxico, Cathay Pacific, Delta Air Lines, Finnair, Japan Airlines, Turkish Airlines, Virgin Atlantic, Westjet, VoePass, AccesRail, British Airways, Iberia, Lufthansa, Austrian Airlines, Swiss Air Lines, Qatar Airways, South African Airways e Vueling”. 

Tópicos relacionados