A Finnair, companhia aérea européia, incorporou o sistema Amadeus Ancillary Services, que permite aos usuários planejar, reservar e pagar os serviços complementares através de diversos canais. Com isso, a companhia oferece aos passageiros de países escandinavos a possibilidade de reservar seu assento e de contratar cobertura adicional na Finlândia, tanto por meio das agências de viagens usuárias do sistema Amadeus, como por meio de seus canais diretos, incluindo o site da companhia.
A Finnair utilizará o padrão de mensagem eletrônica EMD como solução de processamento para vender os serviços “bagagem excedente” e “preferência de assentos” na Finlândia. O EMD é usado para o processamento dos serviços complementares e tem as mesmas vantagens que o bilhete eletrônico, já que elimina o uso do papel, além de simplificar os processos. A aplicação do EMD significa que as companhias aéreas participantes podem facilitar o pagamento e a prestação de seus serviços complementares por meio de seus parceiros e dos membros de suas alianças.
“Com a adoção da solução da Amadeus, podemos captar mais reservas mediante a diferenciação dos serviços complementares. Aumentar a visibilidade dos serviços opcionais no melhor momento para compra e seu constante nível de qualidade na prestação de serviços em todos os canais se traduz em uma maior satisfação do cliente e em uma maior fidelidade.”, afirmou Petteri Skaffair, executivo de vendas da Finnair.
Maria Fernanda Gondim