Durante a 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, a Embratur destacou o fortalecimento da conectividade aérea como estratégia para atrair mais turistas estrangeiros ao Brasil. Nesta quinta-feira (23), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da assinatura do contrato de promoção da nova rota da Royal Air Maroc, conectando Casablanca (Marrocos) a São Paulo.
A rota, que opera desde dezembro de 2024 com três frequências semanais, é resultado do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), uma parceria público-privada que visa aumentar o número de assentos em voos internacionais. “Essa nova rota aproxima o Brasil da África e da Europa. A companhia aérea investirá quase cinco vezes mais na promoção do destino brasileiro”, afirmou Freixo.
Durante a Fitur, a Embratur também facilitou mais de 15 reuniões com companhias como TAP, Latam e Iberia, visando novas rotas. Em 2024, o Brasil registrou um recorde de 6,6 milhões de turistas estrangeiros, com destaque para o aumento de 16% nos visitantes europeus. A Espanha é o segundo maior emissor, com 547 voos diretos planejados para o primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 35,4%. Freixo reforça que a expansão da conectividade aérea é crucial para explorar o potencial de destinos estratégicos, como o Nordeste, além de preparar o país para eventos futuros, como a COP30.