
Um levantamento da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) apontou uma queda de 9,9% no fluxo de passageiros na Ponte Aérea Rio-São Paulo em janeiro. A rota registrou 639.460 passageiros no mês, contra 709.708 em janeiro de 2018, o que a mantém como a mais movimentada da América Latina. A queda foi a segunda maior, atrás apenas de Curitiba-São Paulo, que apresentou redução de 13,3% no volume de passageiros.
O número não é apensa um dado isolado e mostra que a aviação brasileira ainda se recupera do impacto significativo causado pelo fim das operações da Avianca Brasil, principalmente em São Paulo, principal hub da companhia. Das 14 rotas mais movimentadas da América Latina, sete apresentaram queda na comparação mês a mês. Destas, seis são brasileiras.
Além das duas rotas com maior queda, também apresentaram redução no fluxo as rotas São Paulo- Porto Alegre (-8%), Brasília-São Paulo (-4,5%) Belo Horizonte-São Paulo (8,7%) e São Paulo-Salvador (-5,2%). Entre as estrangeiras no Top 14, somente a rota Cancún-Cidade do México apresentou queda (-5,4%), seguindo como a segunda mais movimentada da região.
Compensando a queda dos líderes, cinco rotas apresentaram crescimentos de dois dígitos, com destaque para Bogotá-Cali, que teve um incremento de 40,4%, seguida por Gualajara-Cidade do México (34,7%), Bogotá-Medellín (26,6%), Monterrey-Cidade do México (21,1%) e Cuzco-Lima (19,9%). No Brasil a única rota a crescer foi Recife-São Paulo (0,4%). Completa a lista Bogotá-Cartagena, com crescimento de (4,3%)