Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Fluxo migratório aéreo acumula queda de 67% em 2020, diz PF

Governo prorrogou proibição por mais 30 dias

Número de passageiros utilizando os eGates aumentou em 2020

O RIOgaleão promoveu, nessa quarta-feira (28), a terceira edição do Workshop Integrado de Safety & Security. O evento contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, bem como de outros porta-vozes para a discussão do tema “Gestão de Crise e Continuidade do Negócio”. O webinar, transmitido pela plataforma Zoom, contou com mais de 160 espectadores.

A abertura foi realizada pelo presidente do RIOgaleão, Alexandre Monteiro, seguida de participação diretamente de Singapura, do CEO da Changi Airports, Eugene Gan. O primeiro bloco abordou o tema “Visão Estratégica” e trouxe os pontos de vista de Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura; Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde; Rolando Souza, da Polícia Federal; Alexandre Ramagem, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); e Brigadeiro Ary Bertolino, assessor aeronáutico (ICAO).

O diretor geral da Polícia Federal, Rolando Souza, apresentou números sobre a atividade do órgão e afirmou que a crise do coronavírus provocou uma redução de 67% do fluxo migratório pelo modal aéreo entre janeiro e outubro, quando comparado ao mesmo período de 2019. Por outro lado, esse mesmo fluxo migratório apresentou o crescimento de uma estatística: 17% a mais de passageiros utilizando os eGates (portões automáticos na imigração/migração), efeito, provavelmente, observado devido à não necessidade de contato com outras pessoas.

O ministro da Infraestrutura afirmou que “desde que a pandemia foi decretada, procuramos trabalhar uma série de medidas para manter a aviação civil pulsando. O objetivo do Ministério da Infraestrutura é colaborar com o setor, para que este possa seguir retomando as atividades levando em conta a saúde e segurança de todos.”

O ministro completou dizendo que o Governo trabalha para garantir condições financeiras para que empresas aéreas continuem voando e que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estuda o reequilíbrio econômico de contrato e outorgas das concessionárias de aeroportos. A questão sobre a saúde e segurança da sociedade foi reforçada por Elcio Franco, que também ressaltou que a comunicação com a população e todas as outras áreas, além de um alinhamento de discurso entre todos os stakeholders, são de extrema importância.

O segundo bloco seguiu o tema “Influência da Crise nas Infraestruturas Críticas”. O terceiro e último bloco do workshop debateu as “Lições Aprendidas pelo Setor da Aviação Civil na Pandemia Covid-19”.

Receba nossas newsletters