Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Feiras e Eventos

Fórum ALTA debate a competitividade dentro da infraestrutura aeroportuária

Competitividade no setor de infraestrutura é o tema do terceiro painel desta terça-feira (29)

Competitividade no setor de infraestrutura é o tema do terceiro painel desta terça-feira (29)

BRASÍLIA – Competitividade no setor de infraestrutura é o tema do terceiro painel deste último dia de Fórum ALTA Airline Leaders 2019. O painel foi composto por Peter Cerda,  pelo VP da Iata para as Américas, por Daniel Ketchibachian, CEO do Aeropuertos Argentinas 2000, Alvaro Gonzalez, CEO do Aeroporto El Dorado, Jose Freig, diretor da American Airlines na América Latina, e Julie Reifer-Jones, CEO da LIAT.

Com um novo governo para 2020, o CEO do Aeropuertos Argentinas 2000, Daniel Ketchibachian, afirmou que as mudanças são comuns e que a concessionária, que opera 35 aeroportos no país, já está preparada. “Vamos seguir trabalhando, como já fazemos, em busca de lidar com o grande desafio de infraestrutura de nossos aeroportos. Isto porque cada aeroporto requer uma estratégia diferente, já que há locais que recebem dois voos por dia, enquanto o Ezeiza, por exemplo, terá um dos terminais mais modernos da América Latina”, disse Daniel. “E como pensar na renovação de infraestrutura de um aeroporto para daqui a 20 anos? O que será do check-in? Este é um desafio”.

O CEO do Aeropuertos Argentinas 2000 destacou os US$ 746 milhões investidos em diversos aeroportos, terminais e pistas de pousos e decolagens. “Planejar a infreaestrutura de um aeroporto leva muito anos. Seguimos trabalhando em conjunto com governos e companhias aéreas e de olho no que está acontecendo em cada província”, completou Daniel Ketchibachian.

Já o CEO do Aeroporto El Dorado, em Bogotá, tem grandes três players que dominam um dos hubs da América Latina: Avianca, Latam e Copa Airlines. “E estes players crescem e querem mais infraestrutura para operar. Estamos adicionando 2 milhões de passageiros à nossa movimentação anual e isto acaba demandando uma grande infraestrutura. Lidar com esta demanda é difícil, mas os desafios que temos pela frente tanto em curto quanto em longo prazo é abrir portas para mais passageiros e novas recnologias”, destacou Alvaro Gonzalez.

Jose Freig, diretor da American Airlines na América Latina, deu o exemplo de Los Angeles, pioneiro no recebimento de tecnologias e na busca de soluções chave para o setor. “São grandes os desafios que temos e muitos estão ligados a sutentabilidade. Em Los Angeles, conseguimos soluções chave para um ambiente perfeito para passageiros e aeronaves. É o primeiro aeroporto a testar novas trecnologias, a estar sempre à frente”, frisou.

O M&E é media partner do Fórum ALTA Airline Leaders 2019 e viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e do Nobile Monumental Brasília

Receba nossas newsletters