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Aviação / Feiras e Eventos

Fórum ALTA: os desafios para aprimorar a competitividade na América Latina

Painel sobre competitividade dentro da indústria abriu o último dia de Fórum ALTA

Painel sobre competitividade dentro da indústria abriu o último dia de Fórum ALTA (Eric Ribeiro/M&E)

BRASÍLIA – Manhã de sol e céu de brigadeiro na capital federal, nesta terça-feira (29), para o último dia do Fórum ALTA Airline Leaders 2019, que debate o futuro da aviação comercial na América Latina. O primeiro painel desta manhã abordou como a competitividade dentro da indústria contribui para o desenvolvimento do setor e para atender a demanda de passageiros. Qual é o maior desafio para aprimorar a competitividade dentro da indústria?

Para debater a questão que faz parte do futuro do setor, o Fórum ALTA convocou um time de peso: Donna Hrinak, VP da Boeing Internacional e Latin America, Julia Sattel, presidente da Airlines Amadeus, Diana Enterz, presidente da SITA para as Américas, e Sylvia Escovar, CEO Terpel, moderadas por Adriana Rosa. De acordo com Donna, da Boeing, teremos que lidar com uma série de desafios que estarão pela frente.

“Diversos desafios estão pela frente para aumentarmos a competitividade na indústria. Ontem mesmo debatemos uma série deles, como o ambiente regulador da região, seu regimes de taxas, e a demanda de pilotos e mecânicos que serão necessários, por exemplo, daqui a 20 anos”, disse Donna. “Temos que trabalhar com o governo e com os colégios e faculdades, para que as gerações sejam treinadas para as novas tecnologias. Temos que estimular a curiosidade dentro das escolas, o interesse em tecnologia, além de termos um mindset da indústria para que possamos conectar cada vez mais pessoas ao redor do mundo”, completou a VP da Boeing.

“A abertura dos mercados e boa infraestrutura cresce a competitividade em países da região, como Chile, que hoje é o mercado com a maior competitividade. O Brasil está indo pelo mesmo caminho, bem como a Argentina que tem grandes esforços para aumentar sua ligação doméstica”, afirmou a presidente da Airline Amadeus

Julia Sattel, presidente da Airlines Amadeus, por sua vez, destacou seis pontos que guiam o aprimoramento da competitividade dentro da indústria: infraestrutura; tecnologias; conectividade; liberalização do mercado de transportes; vontade de viajar; e simplicidade das viagens dos passageiros. “Estamos finalizando um estudo que mostra que a liberalização e abertura dos mercados, além de uma boa infraestrutura, cresce a competitividade em países da região, como Chile, que hoje é o mercado com a maior competitividade. O Brasil está indo pelo mesmo caminho, bem como a Argentina que tem grandes esforços para aumentar sua ligação doméstica. São países com grande potencial, e nosso objetivo é justamente proporcionar soluções tecnológicas para esta indústria”, afirmou.

Donna Hrinak, VP da Boeing Internacional e Latin America, e Julia Sattel, presidente da Airlines Amadeus

Donna Hrinak, VP da Boeing Internacional e Latin America, e Julia Sattel, presidente da Airlines Amadeus (Eric Ribeiro/M&E)

De acordo com a presidente da SITA para as Américas, Diana Enterz, é preciso ter mais pessoas dentro da indústria para encararmos o futuro. “O que mais me preocupa hoje é como lidamos com urgências x importantes. Por vezes focamos em urgências e esquecemos aquilo que é mais importante. E o mais importante é lidar com o futuro, com a chegada de veículos autônomos, por exemplo, e cuidar do futuro de nossas gerações. Precisamos envolver mais pessoas dentro desta indústria, para pensar no futuro e seus desafios, e deixar que elas mostrem seus talentos e habilidades, independente do gênero”, destacou Enterz.

Sylvia Escovar, CEO da Terpel, acrescentou que os fornecedores precisam se colocar do outro lado, do lado dos clientes, além de destacar dois potenciais que devem ser investidos para aumentar a competitividade na indústria: a diversidade, já que, por exemplo, podemos ver que poucas mulheres dentro da indústria hoje, o que pode ser um desperdício de talentos, e a outra é a eficiência cada vez maior das companhias aéreas da região”, destacou. “Cheguem em casa e façam uma reflexão sobre qual é o tamanho da diversidade de sua companhia. Tenho certeza de que ficarão surpresos com o resultado”, completou Escovar.

O M&E é media partner do Fórum ALTA Airline Leaders 2019 e viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e do Nobile Monumental Brasília

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