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Fórum Conectividade discute oportunidades e desafios do setor aéreo; inscreva-se

Saguão do Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do País

Saguão do Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do País

Se existe um setor que passou por fortes emoções em 2019, este foi a aviação civil. Desde polêmicas como a cobrança por bagagens, passando pelo fim das operações da Avianca Brasil, chegada de companhias low-costs, concessão de aeroportos e redução de impostos em alguns estados fizeram parte do roteiro. Isso sem falar do rápido desenvolvimento da aviação regional, com o fortalecimento de empresas como TwoFlex, Abaeté, ASTA, VoePass e MAP. A boa notícia é que os números superam expectativas. Até o final do ano, as companhias aéreas brasileiras devem transportar cerca de 120 milhões de passageiros. E o futuro? Até 2025 serão 200 milhões.

O governo federal tem metas ousadas para o setor: em seis anos, atender 200 cidades pelo transporte aéreo. Hoje são 140 em todo o País. De acordo com afirmação do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, durante o Fórum Alta Airlines, embora a infraestrutura aeroportuária não seja mais um gargalo para o setor, o Brasil agora enfrenta novos desafios. É o caso da liberalização do transporte aéreo e sua desregulamentação, a queda no preço médio das tarifas e o investimento na chegada de novos players ao mercado.

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O setor está em alta não apenas no Brasil. De acordo com dados da Alta, a América Latina chegará, em 2019 ao seu 16° consecutivo de evolução do setor, com um crescimento de 4,9% até agosto. A expectativa é fechar o ano com 5%. E o mercado número um da região é o próprio Brasil, responsável por cerca de 40% deste total.

O crescimento é uma constante deste ano. Em setembro, por exemplo, a demanda doméstica de passageiros pagos transportados registrou alta de 1,9% em relação ao mesmo período de 2018. Já a oferta de assentos quilômetros ofertados, cresceu 0,5%, conforme dados divulgados pela Anac.

Estes resultados, no entanto, poderiam ser melhores. Embora o País já tenha avançado muito, há ainda o chamado custo Brasil. E fazem parte deles temas como a precificação do QAV e o monopólio da Petrobras, bem como a Lei dos Aeronautas, que restringe o número de horas trabalhadas pelas tripulações. Outro problema é a judicialização, que onera as companhias que atuam no País.

Estes dados reforçam a força desta indústria e ao mesmo tempo a sua complexidade. Há oportunidades, mas ainda existem gargalos a serem solucionados. A segunda edição do Fórum Conectividade – Hub de Negócios discutirá estes e outros temas no dia 2 de dezembro no Teatro Renaissance, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.mercadoeeventos.com.br/ll-forum-conectividade/inscricao/.

O evento, promovido pelo MERCADO & EVENTOS e pela PROMO MARKETING INTELIGENTE, tem como objetivo reposicionar valores, gerar debate de conteúdo relevante e discutir estratégias sobre a conectividade aérea como prioridade para o fomento do Turismo. Os temas serão apresentados por meio de painéis, debates palestras e entrevistas com profissionais e especialistas nos assuntos que serão abordados.

Serviço
II Fórum Conectividade – Hub de Negócios
2 de dezembro, das 8h30 às 18h30
Teatro Renaissance (Alameda Santos, 2233)
Inscrições: https://www.mercadoeeventos.com.br/ll-forum-conectividade/inscricao/

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