A Fraport Brasil iniciou o processo de limpeza da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho. A limpeza consiste em uma ampla varredura em toda a extensão das pistas, taxiways e pátios de aeronaves para a retirada de entulhos e detritos. Em paralelo, foram iniciados os testes e sondagens para avaliação da resistência do solo para que tecnicamente seja possível afirmar os impactos causados pelo acúmulo de água durante as últimas semanas.
Esse período de testes tem previsão de durar aproximadamente 45 dias, dependendo das condições climáticas. Estima-se que no início de julho seja possível detalhar as necessidades de intervenções na pista. Apesar disso, a Fraport Brasil não se manifestou a respeito das declarações do governo federal em relação a reabertura do aeroporto, que só deve acontecer na segunda quinzena de dezembro, como vimos aqui no M&E.
“Em relação ao que foi afetado com a enchente, ainda não é possível detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados. Desde que as águas começaram a baixar, a Fraport Brasil está em contato permanente com as seguradoras para avaliação do cenário, recebendo vistorias recorrentes e realizando o inventário de todos os itens que foram impactados”, informou a Fraport Brasil.
A concessionária reforçou o compromisso para a retomada do aeroporto, bem como manifestou sua atuação desde o início da crise climática, zelando pelo aeroporto e sua infraestrutura, bem como facilitando o acesso de equipamentos, bombas e efetivos, para acelerar a retirada de água do aeroporto e de seu entorno.
“Estamos atuando junto ao Governo Federal para acelerarmos a retomada do aeroporto. Estamos fazendo a nossa parte com diversas atividades já iniciadas. Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o final do ano”, disse Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.