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Aviação

Gol anuncia retirada de 13 B737-800s e redução de dívida de US$ 1,1 bilhão

Novas aeronaves começarão a chegar no segundo semestre de 2018 (Foto: Divulgação)

Novas aeronaves começarão a chegar no segundo semestre de 2018 (Divulgação)

A Gol anunciou a aceleração adicional da renovação e modernização de frota e a realização de contratos de venda e arrendamento (sale and leaseback), com a Castlelake e Apollo Aviation, de 13 aeronaves Boeing 737NG na frota que serão substituidas por B737 MAX 8s nos próximos anos. A venda destas 13 aeronaves reduzirá a dívida liquida da companhia em aproximadamente R$ 1,1 bilhão, composto de uma redução de R$ 510 milhões em divida de arrendamento financeiro e um aumento de R$580 milhões em liquidez caixa.

Em nota, a Gol informa que devido a condições favoráveis do mercado para transações de seus Boeing 737 NGs, acelerou seu plano de renovação e modernização da frota por meio de operações de sale and leaseback de 13 Boeing 737-800 NGs que serão removidos da frota de forma programada durante 2019-2021. “A Gol manterá sua disciplina de capacidade e esta transacão reforça a flexibilidade do plano de frota da Companhia”, disse Celso Ferrer, diretor vice-presidente de planejamento.

A companhia informa ainda que a aceleração da renovação não altera a capacidade planejada, “uma vez que essas aeronaves serão retornadas simultaneamente com a chegada das aeronaves 737 MAX 8 de seu pedido com a Boeing e recentes arrendamentos operacionais diretos de 11 aeronaves B737 MAX 8. A devolução acelerada de NGs permitirá a Gol terminar 2019 e 2020 com 24 e 34 aeronaves MAX 8 na sua frota, respectivamente.

O upgauging da frota da Gol e o aumento da utilização impulsionam a eficiência operacional e sua alavancagem operacional. O B737 MAX será a espinha dorsal da frota, aumentando o número de assentos médios por aeronave e mantendo o custo por assento em níveis muito baixos. Até 2023, mais de 40% da frota será composta por 737 MAX e nos próximos cinco anos a transição para este novo equipamento deverá aumentar a produtividade em 24% e reduzir o consumo de combustível. Em comparação com a aeronave 737-800ng, o MAX-8 diminuiu o consumo de combustível nas rotas em aproximadamente 15%. “Além de menor consumo de combustível, o aumento do alcance permite diversificar ainda mais sua malha aérea e operar voos internacionais para EUA e Mexico“, adicionou Celso.

“As monetizações das nossas aeronaves 737-800 NGs permitem a Gol acelerar a redução da alavancagem em seu balanço”, disse Richard Lark, diretor vice-presidente financeiro.

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