Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Gol e Avianca anunciam criação da maior holding de aviação da América Latina

Os voos entre Campo Grande e Salvador serão realizados pelo Boeing 737-800 com capacidade para 186 passageiros - Foto: reprodução

Grupo Abra irá ter o controle acionário da Avianca e da Gol, que continuarão operando de forma independente e mantendo suas respectivas marcas e culturas

Os acionistas controladores da Gol e da Avianca Holdings celebraram um acordo de Master Contribution Agreement para a união de seus negócios e a consequente criação de uma holding chamada de Grupo Abra, que irá ter o controle acionário da Avianca e da Gol, bem como participações na Viva Colombia e na low-cost chilena SKY. Gol e Avianca irão continuar operando de forma independente e mantendo suas respectivas marcas e culturas.

O Grupo Abra chega para unificar os negócios e criar sinergias necessárias para ambas as companhias, sendo co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista majoritário da Gol (os irmãos Constantino). Certos investidores ainda se comprometeram a investir até US$ 350 milhões em ações do Grupo Abra após o fechamento do negócio, que deve acontecer no segundo semestre de 2022, após todas as aprovações regulatórias.

O Grupo Abra chega para unificar os negócios e criar sinergias necessárias para ambas as companhias, sendo co-controlado pelos principais acionistas da Avianca e pelo acionista majoritário da Gol (os irmãos Constantino)

A equipe de gestão, que será responsável pela direção geral e estratégia da Holding, entrega de sinergias e coordenação das funções centrais, será liderada por Roberto Kriete (presidente do Conselho de Administração), Constantino de Oliveira Junior (CEO), e Adrian Neuhauser e Richard Lark (co-presidentes).

A operação não acarretará a obrigatoriedade de realização de uma oferta pública de aquisição de controle para os acionistas minoritários da Gol uma vez que não haverá alienação ou transferência do controle acionário da Gol, conforme determinado pelas leis e regulamentos brasileiros.

A decisão vem após o acionista controlador da Gol, o MOBI Fundo de Investimento em Ações Investimento no Exterior (MOBI FIA), dos irmãos Constantino, celebrar o Master Contribution Agreement com alguns dos principais acionistas da Avianca Holding, incluindo Kingsland International Group S.A., Elliott International L.P. e South Lake One LLC (principais Investidores da Avianca e da Master Contribution Agreement, respectivamente).

Companhia terá dois voos diários de São Paulo. O voo do Rio será diário em dezembro

O Grupo Abra chega para unificar os negócios e criar sinergias necessárias para ambas as companhias

Nos termos do acordo, o MOBI FIA contribuirá suas ações da Gol para a criação de uma holding, em troca de ações ordinárias. Posteriormente, os principais Investidores da Avianca e as outras partes contribuirão suas ações da Avianca Holding para a holding em troca de novas ações ordinárias. As empresas informam que a Holding será uma sociedade de capital fechado, constituída sob as leis da Inglaterra e do País de Gales.

Gol e Avianca continuarão operando de forma independente e mantendo suas respectivas marcas e culturas. Já a equipe de gestão da Holding será liderada por Roberto Kriete (presidente do Conselho de Administração), Constantino de Oliveira Junior (CEO), e Adrian Neuhauser e Richard Lark (co-presidentes)

As partes do Master Contribution Agreement, incluindo o MOBI FIA e os principais Investidores da Avianca, firmarão um Acordo de Acionistas para reger seus direitos e obrigações como acionistas da Holding, e o Mobi FIA e os Principais Investidores da Avianca passarão a ser co-controladores da Holding, que, por sua vez, deterá o controle acionário da Gol e da Avianca Holding. Nem o MOBI FIA ou tampouco os irmãos Constantino alienarão, direta ou indiretamente, qualquer ação da Gol.

Receba nossas newsletters