Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Gol finaliza 2023 com 23 milhões de passageiros, 176 mercados e 621 voos diários

IMG 4985 scaled e1702583690701 Gol finaliza 2023 com 23 milhões de passageiros, 176 mercados e 621 voos diários

Apesar de bons resultados, companhia revelou crescimento mais lento do que o esperado graças a atraso na entrega de aeronaves

SÃO PAULO – A Gol promoveu, nesta quinta-feira (14), o Gol Day 2023, que apresentou os resultados da companhia, as ações que tem realizado e as metas e objetivos para os próximos anos. O evento reuniu lideranças da Gol na sede da empresa em Congonhas, assim como investidores corporativos e representantes de instituições financeiras. Celso Ferrer, CEO da Gol, falou sobre onde a companhia está e onde quer chegar, bem como os principais desafios da companhia e resultados do ano de 2023.

“A Gol foi criada para ser a primeira de todos. O nosso foco foi esse sempre. Queríamos trazer acessibilidade a todos e temos feito isso nesses 22 anos, sendo lowcost, sendo eficiente. Ainda temos o menor custo de operação em comparação aos concorrentes, também somos a maior player do mercado nas principais capitais do Brasil, mas o nosso principal objetivo continua o mesmo: ser uma companhia com ‘mindset lowcost’”, afirmou.

“Ainda temos o menor custo de operação em comparação aos concorrentes, também somos a maior player do mercado nas principais capitais do Brasil, mas o nosso principal objetivo continua o mesmo: ser uma companhia com ‘mindset lowcost’”

Segundo ele, o objetivo e desafio hoje é conseguir aumentar receita, para que ela seja maior do que os custos. “Queremos atingir o equilíbrio, ter a maior produtividade no mercado, trabalhar sustentavelmente, antecipar oportunidades de voos e aumentar a aceleração digital. Contudo, nosso maior desafio é um desafio global especialmente desde a pandemia”, explicou o CEO.

O desafio em questão é o atraso nas entregas e na manutenção das aeronaves. “Os construtores estão atrasando as entregas, os custos estão aumentando, isso globalmente. Para a Gol, as duas coisas que estão mais nos afetando são os atrasos nas entregas dos B737 MAX e a manutenção das aeronaves. Estávamos esperando totalizar 53 aeronaves do modelo até setembro deste ano e contamos hoje com 38. Tem 15 ainda faltando e estávamos contando com estas adições para renovar a frota”, disse Ferrer.

IMG 4984 scaled e1702583880164 Gol finaliza 2023 com 23 milhões de passageiros, 176 mercados e 621 voos diários

Celso Ferrer, CEO da companhia apresentou os números e desafios

A frota total da companhia conta hoje com 136 aeronaves, sendo que 20 delas estão inoperantes. Até o próximo ano, estima-se que 127 aeronaves estejam operando e até 2028, a meta é ter 140 aeronaves funcionando – sendo 80% destas do modelo Boeing 737 MAX. “Por isso, a capacidade da Gol hoje esta ainda menor do que 2019 e isso tem atrapalhado nosso crescimento. Estamos vendo o mercado bem saudável mas não estamos sendo capazes de crescer no ritmo que esperávamos”, revelou Celso.

Resultados de 2023

Apesar disso, a companhia conseguiu entregar resultados extremamente positivos em 2023. A Gol finaliza o ano operando em 176 mercados, com 621 voos diários, tendo inaugurado 8 novas rotas apenas no terceiro quadrimestre do ano, e transportando 23 milhões de passageiros. Além disso, a companhia registou 16% de crescimento em receita em 2023 se comparado a 2022.

IMG 4987 scaled e1702576240758 Gol finaliza 2023 com 23 milhões de passageiros, 176 mercados e 621 voos diários

Resultados apresentados no evento de hoje

Para acelerar ainda mais o crescimento, de maneira saudável, a companhia está lançando um Plano de Reestruturação de Capital junto com seus consultores. O plano de capital exigirá a participação de todos os principais stakeholders em toda a estrutura de capital. A ideia é desenvolver um plano que mantenha todas as partes interessadas. A prioridade da Gol é eliminar o arrasto patrimonial e operacional, beneficiando os principais stakeholders no longo prazo.

A entrega das aeronaves atrasadas é fundamental para o avanço da empresa e a execução do plano, bem como novas iniciativas que possam acrescentar a receita da empresa.

Smiles Viagens

A Smiles Viagens, inaugurada neste ano de 2023, também apresentou dados e revelou uma meta ambiciosa. A operadora da Gol pretende figurar o top 5 maiores do mercado até 2026. As vendas do e-commerce da Gol cresceram 19% com a abertura da Smiles Viagens em 2023.

Em maio, a Gol realizou a abertura oficial do site para transações de clientes (B2C), ainda em fase de soft launch exclusivo, com experiências e pacotes nacionais. Em junho, a companhia disponibilizou os primeiros produtos internacionais voando com a parceria Gol e TAP. Em setembro, a distribuição da Smiles Viagens inicia operações abrindo cadastro para agências multimarcas (B2B) e em outubro, a operadora chega a marca do seu primeiro milhão em vendas.

IMG 4996 scaled e1702576307199 Gol finaliza 2023 com 23 milhões de passageiros, 176 mercados e 621 voos diários

Carla Fonseca, CEO da Smiles também falou sobre o programa de fidelidade e a nova operadora da companhia

“Um dos canais que investimos e vai ganhar ainda mais força no ano que vem é nossa operadora Smiles Viagens – trabalhamos com B2B, B2C, e B2B2C. A nossa meta é estar entre as cinco maiores operadoras da industria ate 2026”, afirmou Carla Fonseca, CEO da Smiles. O programa de fidelidade da Gol, o Smiles, também segue em pleno crescimento. De acordo com Carla, 2023 foi mais um ano de recordes e de bons resultados.

“A nossa base de clientes no nosso programa de fidelidade Smiles continua crescendo, com um aumento de mais de 30% comparado a 2019. Vamos fechar o ano com mais de R$2.5 bilhões de receita e esse crescimento está alinhado com nossa inovações. Este ano, a Smiles trouxe benefícios inéditos e é o único programa de fidelidade que trabalha também com conceitos de ‘gameficação’. Temos investido bastante na experiência do usuário e a inovação é a essencia da Smiles. Por isso ganhamos o reconhecimento de “melhor programa de fidelidade do Brasil”, na 19ª edição do Prêmio Melhor Viagens & Turismo 2023/2024”, concluiu Carla.

A companhia ainda apresentou algumas ações de sustentabilidade como o programa “Meu Voo Compensa”, “Eureciclo”, e mais.

Receba nossas newsletters