Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Governo de Portugal aprova processo de privatização da TAP

tap divulgacao Governo de Portugal aprova processo de privatização da TAP

A intenção do governo é vender ao menos 51% de participação na transportadora (Divulgação)

O governo de Portugal iniciou o processo de privatização da TAP Air Portugal, com o planejamento de vender o controle acionário da companhia e assim desenvolver o setor de aviação nacional. A intenção do governo é vender ao menos 51% de participação na transportadora, mas a fatia que ficará nas mãos do Estado ainda não foi determinada. Os funcionários da TAP receberão outros 5%. O process já atraiu o interesse da Lufthansa, Air France-KLM e IAG, dona da British Airways.

O governo planeja aprovar a documentação completa da privatização com os termos e requisitos até o final do ano e concluir o processo até meados de 2024, acrescentou ele. E a decisão acontece pouco tempo depois da companhia portuguesa finalizar o primeiro semestre com lucro líquido pela primeira vez desde 2019. A TAP é bem-quista pela localização privilegiada do hub de Lisboa e pelas ligações com Brasil, África e EUA, que podem ser complementares para os seus negócios.

“O conteúdo do decreto contempla objetivos para o crescimento da TAP, crescimento do hub nacional, crescimento e empregos no setor da aviação, melhor utilização dos aeroportos nacionais e preços”, disse o ministro das Finanças, Fernando Medina, a jornalistas.

Receba nossas newsletters