Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Governo volta atrás e decide não reativar o aeroporto da Pampulha para voos comerciais

Aeroporto da Pampulha em BH

Aeroporto da Pampulha em BH

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil suspendeu nesta quinta-feira (18) a portaria que havia autorizado a reabertura do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para voos comerciais de grande porte. A suspensão, publicada no Diário Oficial da União, atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Apesar de o TCU já ter se manifestado contra a reabertura do aeroporto, as companhias aéreas mantiveram a oferta de bilhetes para voos com saída e chegada na Pampulha. Por conta disso, o ministro Bruno Dantas – relator do caso no tribunal – tomou uma medida mais drástica.

Em um despacho encaminhado ao Ministério dos Transportes, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Infraero, Dantas alertou que o descumprimento da decisão ensejaria em multa e até no afastamento dos responsáveis pelo descumprimento. A decisão de abrir o aeroporto havia sido tomado por pressão política de aliados de Temer, em especial do ex-deputado Valdemar Costa Neto, do PR.

A Gol chegou a iniciar a comercialização dos bilhetes mas diante da ameaça da concessionária de Confins, que alegou descumprimento de acordo e prejuízo com as operações na Pampulha, a aérea decidiu suspender o processo e aguardar uma decisão judicial, que a partir de agora é oficial.

Receba nossas newsletters