
Resultado positivo foi impulsionado pela demanda crescente e investimentos estratégicos em infraestrutura e sustentabilidade (Divulgação/Emirates)
O Grupo Emirates registrou lucro antes dos impostos de AED 10,4 bilhões (US$ 2,8 bilhões) nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2024-25, o melhor desempenho semestral da companhia até agora. Mesmo após a aplicação do imposto corporativo dos Emirados Árabes Unidos, o lucro do grupo foi de AED 9,3 bilhões (US$ 2,5 bilhões). Esse resultado se deve ao aumento da receita e à alta demanda de clientes em todas as regiões onde opera. A receita do Grupo Emirates alcançou AED 70,8 bilhões (US$ 19,3 bilhões), crescimento de 5% em relação ao período anterior. A posição de caixa também se manteve sólida, totalizando AED 43,7 bilhões (US$ 11,9 bilhões) em 30 de setembro de 2024.
“O grupo superou o seu desempenho recorde do ano passado e entregou resultados fantásticos no primeiro semestre de 2024-25. Isso reforça novamente o poder do nosso modelo de negócios combinado à trajetória de crescimento de Dubai como uma cidade para viver, trabalhar, visitar, conectar-se e fazer negócios”, comenta o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airline e do Grupo Emirates.
No setor aéreo, a Emirates adicionou rotas para destinos como Bogotá e Madagascar, e aumentou as frequências para cidades como Amsterdã e Cingapura. A empresa ainda firmou sete novos acordos de codeshare e interline com companhias como Avianca e Iceland Air. O programa de modernização de US$ 4 bilhões da Emirates avança, com reformas de aeronaves que incluem novos layouts e a popular Premium Economy, já presente em voos para destinos como Tóquio e Bruxelas.
A companhia também está focada em sustentabilidade e inovação. Nos últimos seis meses, utilizou combustível sustentável de aviação (SAF) em operações em Cingapura e Londres, e ingressou em parcerias para impulsionar o desenvolvimento de combustíveis renováveis. Em 2024, a Emirates assinou acordo para ser a companhia aérea oficial do torneio de Wimbledon, ampliando a visibilidade global de sua marca.
Nos primeiros seis meses do ano fiscal, a Emirates SkyCargo transportou 1.198.000 toneladas de carga, um aumento de 16% em comparação com o mesmo período do ano passado, impulsionado pelo tráfego de comércio eletrônico da China e pelo crescimento dos volumes destinados a Dubai. Para atender a essa demanda crescente, a companhia ampliou sua capacidade com um novo cargueiro Boeing 777 e duas aeronaves Boeing 747F arrendadas, além de adquirir 10 cargueiros Boeing 777 adicionais. A forte demanda por seus produtos especializados e a ampla rede de operações elevaram em 11% os rendimentos de carga.
A Dnata, empresa de serviços aeroportuários do grupo, também apresentou crescimento expressivo, com receita de AED 10,4 bilhões (US$ 2,8 bilhões), aumento de 11% em relação ao mesmo período anterior. A dnata expandiu suas operações nos Estados Unidos e fez investimentos estratégicos em infraestrutura, como a ampliação de 50% da capacidade de armazenamento de carga em Zurique.
Além disso, a Dnata ampliou o uso de biodiesel e veículos elétricos em suas operações no Brasil e nos Emirados Árabes, parte de um esforço para reduzir emissões de carbono. A divisão de catering e varejo a bordo contribuiu com AED 3,7 bilhões (US$ 1 bilhão) em receita, acompanhando a crescente demanda nos mercados da Austrália e do Reino Unido.
No setor de viagens, a Dnata teve alta de 23% na receita, totalizando AED 1,8 bilhões (US$ 483 milhões), impulsionada por parcerias estratégicas e crescimento no Oriente Médio e Ásia. Esses resultados reforçam a posição do Grupo Emirates e dnata como líderes no setor de aviação e serviços relacionados, prontos para expandir sua presença e fortalecer sua marca global.