
O Grupo Latam Airlines anunciou nesta segunda-feira (22) um acordo estratégico com a Embraer para incorporar até 74 aeronaves E195-E2 à sua frota. O pedido inclui 24 entregas firmes e 50 opções adicionais de compra, avaliadas em cerca de US$ 2,1 bilhões (preço de tabela).
As primeiras entregas ocorrerão no segundo semestre de 2026, começando pela Latam Airlines Brasil, com possibilidade de expansão para outras afiliadas do grupo. Segundo a companhia, o plano permitirá adicionar até 35 novos destinos aos 160 já operados atualmente, fortalecendo a conectividade aérea na América do Sul.
“A decisão do grupo Latam é baseada na eficiência e versatilidade do Embraer E195-E2, que nos permitirá continuar crescendo com rentabilidade e expandir a conectividade dentro da região, aproximando comunidades e impulsionando o desenvolvimento econômico e social”, afirmou Roberto Alvo, CEO do grupo Latam.
Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, celebrou a parceria: “O E195-E2 permitirá que a Latam conecte mais destinos com a capacidade certa, maior conforto e eficiência. Estamos orgulhosos de apoiar o próximo ciclo de crescimento da companhia na América do Sul”.
Equipados com motores Pratt & Whitney GTF, aerodinâmica avançada e tecnologia fly-by-wire, os novos jatos oferecem até 30% de redução no consumo de combustível por assento em comparação a modelos anteriores.
Atualmente, a frota do grupo Latam soma 362 aeronaves, incluindo 283 Airbus narrow-bodies e 56 wide-bodies Boeing. Desde 2021, a malha da companhia cresceu de 129 para 160 destinos, reforçando sua liderança no mercado sul-americano.