O International Airline Group (IAG), grupo criado após a fusão da Iberia e British Airways, e o governo irlandês tentam chegar a um acordo sobre o destino dos valiosos slots que a Aer Lingus tem no Aeroporto Internacional de Londres/Heathrow. Atualmente, esta é a principal barreira que impede a aquisição, já planejada desde meados de dezembro, da Aer Lingus por parte da IAG.
Para um possível acerto oficial, a Irlanda exige que o grupo estenda sua garantia de manter os 23 slots da Aer Lingus no Heathrow com foco em rotas irlandesas de cinco para 10 anos. O CEO da IAG, Willie Walsh, afirmou em comissão parlamentar, em fevereiro, que não poderia ir além dos cinco anos já prometidos desde o começo da oferta.
Porém, pessoas próximas ao acordo disseram que a IAG e o governo irlandês estão perto de um acordo que perdura desde o ano passado. A oferta de US$ 1,51 bilhão foi mantida e, agora, o ponto principal é o compromisso com os slots da Aer Lingus em Londres.
O ministro dos transportes da Irlanda, Paschal Donohoe, disse, no último mês, que se o governo estiver considerando a oferta da IAG, que tenha certeza das promessas do grupo sobre a questão dos empregos que a companhia detém, além do crescimento no tráfego transatlântico por parte da Aer Lingus.