Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iata apoia novas recomendações para viagens aéreas internacionais

Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da Iata

Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da Iata

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) veio a público demonstrar seu apoio à publicação da segunda edição do guia Take-off: Guidance for Air Travel through the Covid-19 Public Health Crisis (Orientações para viagens aéreas durante a crise de saúde) publicado pela Força-Tarefa de Recuperação de Aviação (Cart), da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), que também reúne autoridades de saúde pública, estados-membros e órgãos do setor.

Sob a sua liderança, a primeira edição do guia Take-off foi lançada em junho de 2020 em resposta à pandemia da Covid-19 e forneceu a base para as medidas de biossegurança em múltiplas camadas. As três recomendações abaixo foram acrescentadas ao guia Take-off com o total apoio da Iata:

Teste de Covid-19: com alguns Estados considerando o uso de testes e a disponibilidade de tecnologia de teste Covid-19 aprimorada, são necessárias orientações para facilitar a harmonização. Essas orientações estão em fase de desenvolvimento e serão incluídas no Manual de Testes e Medidas de Gerenciamento de Riscos Internacionais.

Corredores de saúde pública (PHC – Public Health Corridors) ou bolhas de viagem: a Oaci pede aos Estados que considerem a formação de “corredores de saúde pública” (PHC – Public Health Corridor), mais comumente conhecidos como “bolhas de viagem”, que compartilhem ativamente informações entre si para implementá-las de maneira harmonizada.

Extensão de alívios regulatórios até 31 de março de 2021: o guia recomenda que tais flexibilizações não sejam estendidas além de 31 de março de 2021. É essencial que os Estados considerem a tripulação de voo como os “trabalhadores essenciais”, para que se beneficiem dos PHCs. Então, o guia recomenda que os Estados permitam o acesso às instalações de saúde e treinamento, que inclui dispositivos de treinamento de simulação de voo usados pela tripulação para manter certificações, atualizar os procedimentos e as habilidades do pessoal licenciado.

“A confiança do público deve ser restaurada. O guia Take-off continuará garantindo segurança para voar durante esta pandemia, com recomendações que combinam as melhores orientações das autoridades de saúde pública, como a Organização Mundial da Saúde, e o conhecimento técnico de autoridades reguladoras e operadores do setor de aviação. O objetivo é reconectar o mundo com segurança e essas recomendações nos permitem avançar”, disse Alexandre de Juniac, CEO da Iata.

Receba nossas newsletters