Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Iata aprova o Health Master List para verificar credenciais de saúde

Verificação não envolve troca de dados ou acesso a informações pessoais (Foto: Pixabay)

Verificação não envolve troca de dados ou acesso a informações pessoais (Pixabay)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) aprovou a criação pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) de um diretório global de códigos de acesso necessárias para a autenticação de credenciais de saúde. O chamado Health Master List (HML), fará uma contribuição significativa para o reconhecimento e verificação global das credenciais de saúde emitidas pelos governos.

O código de acesso permite que terceiros verifiquem se um código QR exibido em uma credencial de saúde é autêntico e válido. A HLM é uma compilação de certificados de códigos de acesso assinados pela OACI e atualizados regularmente conforme forem emitidas mais certificados de saúde e novos códigos forem necessários. Sua implementação facilitará o reconhecimento global das credenciais de saúde fora da jurisdição em que foram emitidas.

“Hoje, nas viagens internacionais, é fundamental que as credenciais de saúde da Covid-19 possam ser verificadas com eficiência fora do país de emissão. Embora os códigos para verificação estejam disponíveis individualmente, a criação de um diretório vai reduzir significativamente a complexidade, simplificar as operações e aumentar a confiança no processo de verificação. Incentivamos todos os Estados a enviar suas chaves de saúde pública à HLM”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

O compartilhamento de códigos de acesso utilizados para realizar esta verificação não envolve troca de dados ou acesso a informações pessoais. A HML está disponível no site da OACI. Todos os Estados podem fazer upload de seus códigos de acesso e baixar as dos outros governos.

Por meio de um projeto piloto associado à HML, fornecedores de soluções de verificação de credenciais de saúde para governos que atuam no setor privado também poderão ter acesso a essas chaves. Isso ajudará a promover a cobertura mais ampla de certificados de saúde em suas soluções com o aumento das viagens internacionais. A Iata participará deste programa piloto para apoiar a adoção do Iata Travel Pass.

Passo à frente para a implementação do One ID

O interesse do setor de transporte aéreo nesse tipo de diretório vai além da crise da Covid-19. O One ID usa gerenciamento de identidade digital e tecnologias biométricas para agilizar as viagens, eliminando verificações repetitivas de documentos em papel. A verificação sem contato de credenciais de saúde de viagem está aprimorando a experiência necessária para operacionalizar o sistema.

“Os certificados de saúde da Covid-19 devem ser eliminados conforme avançamos rumo à normalização geral das viagens e à recuperação do setor. Mas devemos manter e aproveitar a experiência operacional de verificação global de certificados. Isso inclui o compartilhamento seguro de códigos de acesso com fornecedores de soluções do setor privado. Isso ajudará a impulsionar o progresso da verificação sem contato da identidade do viajante que exige códigos semelhantes. Não podemos subestimar a importância disso para a implementação do One ID, que pode simplificar significativamente as viagens”, disse Walsh.

O desafio é o mesmo: reconhecimento universal de credenciais digitais verificadas, independentemente da jurisdição em que foram emitidas ou do padrão utilizado. O compartilhamento bem-sucedido de códigos de acesso para verificar os certificados de saúde da Covid-19 vai mostrar que chaves semelhantes para documentos de identidade digital também podem ser coletadas e compartilhadas com segurança e eficiência, inclusive com fornecedores de soluções do setor privado.

Receba nossas newsletters