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Aviação

Iata lança estratégias necessárias para aviação atingir emissão zero de CO2 até 2050

CO2 Iata lança estratégias necessárias para aviação atingir emissão zero de CO2 até 2050

Os Iata Net Zero Roadmaps destacam o tipo de colaboração e ações necessárias para atingir a meta da indústria (Divulgação/Freepik)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou uma série de estratégias focadas em fornecer detalhes e o passo a passo de ações críticas para a aviação atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050. Esses caminhos abordam tecnologia aeronáutica, infraestrutura de energia, operações, finanças e políticas que levam à emissão zero de carbono. Os Iata Net Zero Roadmaps destacam o tipo de colaboração e ações necessárias para atingir a meta da indústria.

Com a adoção de um Objetivo Aspiracional de Longo Prazo (LTAG), durante a 41ª Assembleia da ICAO, os governos e a indústria estão alinhados para atingir o mesmo objetivo de emissões líquidas zero de CO2 até 2050. As iniciativas políticas estabelecem a base sobre a qual muitas das inovações e ações necessárias resto e esses roteiros serão um ponto de referência crítico para os formuladores de políticas, como informa a Iata.

“Estes roteiros são a primeira avaliação detalhada das principais etapas necessárias para acelerar a transição para emissão zero até 2050. Juntos, eles mostram uma direção clara e evoluirão à medida que nos aprofundarmos na definição de marcos intermediários nesta meta. Devo enfatizar que os roteiros não são apenas para companhias aéreas. Governos, fornecedores e financiadores não podem ser apenas espectadores desta jornada de descarbonização da aviação. Os roteiros são um apelo para todas as partes interessadas da aviação fornecer as ferramentas necessárias para tornar esta transformação fundamental”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Destaques dos roteiros

TECNOLOGIA AERONÁUTICA – O desenvolvimento de aeronaves e motores mais eficientes. Particularmente importantes são as etapas necessárias para habilitar aeronaves movidas a combustível de aviação 100% sustentável (SAF), hidrogênio ou baterias. Todos os marcos de desenvolvimento têm suporte de investimentos anunciados e programas demonstradores. Também estão incluídos novos motores, aerodinâmica, estruturas de aeronaves e sistemas de voo.

INFRAESTRUTURA DE ENERGIA E NOVOS COMBUSTÍVEIS – O foco está nos combustíveis e na infraestrutura de transporte do novo combustível em quantidade suficiente, necessária para facilitar o uso de aeronaves movidas a SAF ou hidrogênio em aeroportos. A energia renovável desempenha um papel vital no atendimento à demanda de energia do setor de aviação, e o roteiro descreve marcos para permitir os desenvolvimentos desta infraestrutura necessários.

OPERAÇÕES – As oportunidades são para reduzir as emissões e melhorar a eficiência energética, melhorando a forma como as aeronaves existentes são operadas. A automação, o gerenciamento de big data e a integração de novas tecnologias são os principais facilitadores para otimizar o gerenciamento do tráfego aéreo e aumentar a eficiência geral do sistema de transporte aéreo.

POLÍTICA – A necessidade de políticas estratégicas alinhadas globalmente para fornecer incentivos e suporte para a transição da indústria da aviação para um futuro líquido zero. Como em todas as outras transições energéticas bem-sucedidas, a colaboração entre governos e partes interessadas do setor é crucial para criar a estrutura necessária para atingir as metas de descarbonização.

FINANÇAS – Como financiar os US$ 5 trilhões necessários para que a aviação alcance zero líquido até 2050? Isso inclui avanços tecnológicos, desenvolvimentos de infraestrutura e melhorias operacionais.

“Os roteiros mostram onde todas as partes interessadas devem concentrar seus esforços. Há duas certezas. Até 2050, precisamos estar com emissões zero de carbono. E as etapas para chegar lá descritas nesses roteiros evoluirão à medida que a experiência do setor aumentar”, disse Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade e economista-chefe da Iata.

A ACI World saúda Iata e pede a colaboração contínua das partes interessadas da aviação

O Conselho Internacional de Transportes (ACI) saudou lançamento dos roteiros e pede a colaboração das partes interessadas da aviação na construção de uma indústria de aviação sustentável. A ACI e os aeroportos têm sido líderes na transformação da descarbonização, sendo os primeiros a se comprometer com uma meta ambiental de longo prazo de zero emissões líquidas de carbono nos aeroportos até 2050, feita em 8 de junho de 2021.

“Parabenizamos a Iata pelo lançamento dos Roteiros Net Zero e damos as boas-vindas à sua colaboração contínua na construção de um setor de aviação sustentável. Os aeroportos têm sido líderes na transformação da descarbonização e na linha de frente para fornecer soluções. Todo o ecossistema da aviação precisa trabalhar em conjunto com um propósito comum, e instamos os estados, reguladores, produtores de combustível e o setor financeiro a fazerem sua parte também. A responsabilidade é de todos nós para que a aviação continue a desempenhar um papel importante no bem-estar econômico e social das comunidades em todo o mundo”, o diretor geral da ACI, Luis Felipe de Oliveira.

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