Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iata pede aos governos que adotem meta para descarbonizar aviação

airport aircraft aeroporto aeronave

O pedido foi feito durante a 78ª Assembleia Geral Anual da Iata (AGM) e na Cúpula Mundial do Transporte Aéreo (WATS)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) pediu aos governos que adotem uma Meta Razoável de Longo Prazo para descarbonizar a aviação na 41ª Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que será realizada entre os dias 27 de setembro e 7 de outubro deste ano.

O pedido foi feito durante a 78ª Assembleia Geral Anual da Iata (AGM) e na Cúpula Mundial do Transporte Aéreo (WATS), onde as companhias aéreas estão traçando o caminho para o compromisso assumido pelo setor de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, em alinhamento com a meta de reduzir 1,5°C definida no Acordo de Paris.

“Alcançar zero emissão líquida será um grande desafio. A escala projetada para o setor em 2050 exigirá a mitigação de 1,8 gigatoneladas de carbono. Para atingir essa meta, será necessária a realização de investimentos em toda a cadeia de valor na casa dos trilhões de dólares. Investimentos dessa magnitude devem ter o apoio de políticas governamentais globalmente consistentes, que ajudem a concretizar a meta de descarbonização, levando em consideração os diferentes níveis de desenvolvimento, sem distorcer a concorrência”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Dados de uma pesquisa recente da Iata mostram que melhorar o impacto ambiental das companhias aéreas é visto como uma prioridade pós-pandemia para os passageiros: 73% das pessoas questionadas querem que o setor de aviação se concentre em reduzir seu impacto climático enquanto se recuperam da crise da Covid-19.

Receba nossas newsletters