Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iata: tráfego internacional registra pior resultado desde junho

Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Willie Walsh, diretor geral da IATA.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) divulgou os dados referentes ao mês de fevereiro, que apontam queda nos índices tanto na comparação com fevereiro de 2019 (parâmtro pré-covid), quanto em relação janeiro.

A demanda total de viagem aérea (medida em passageiro pagante-quilômetro ou RPKs) caiu 74,7% em fevereiro de 2021 em relação a fevereiro de 2019. Esse resultado foi pior que a queda de 72,2% registrada em janeiro de 2021 em relação a janeiro de 2019.

Considerando somente o internacional, fevereiro de 2021 ficou 88,7% abaixo do índice de fevereiro de 2019, resultado inferior à queda de 85,7% ano a ano registrada em janeiro e o pior resultado de crescimento desde julho de 2020. O desempenho de todas as regiões piorou em relação a janeiro de 2021.

A demanda doméstica global caiu 51,0% em relação aos níveis pré-crise (fevereiro de 2019). Em janeiro, caiu 47,8% em relação a 2019. Isso se deve principalmente ao enfraquecimento nas viagens na China depois que o governo pediu à população que não viajasse no feriado do Ano Novo Lunar.

“Fevereiro não mostrou sinal de recuperação na demanda por viagens aéreas internacionais. Na verdade, a maioria dos indicadores seguiu na direção oposta com o aumento das restrições de viagem devido às preocupações contínuas sobre as novas variantes do coronavírus. Uma exceção importante foi o mercado doméstico da Austrália, onde o relaxamento das restrições nos voos domésticos resultou em aumento significativo no número de viagens. Isso mostra que as pessoas não perderam o desejo de viajar. As pessoas voarão, contanto que não enfrentem medidas de quarentena”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Tráfego internacional: variação na comparação com fevereiro de 2019

Tráfego internacional: variação na comparação com fevereiro de 2019

unnamed (7)

Comparação dos principais mercados domésticos

Receba nossas newsletters