Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Brasil / Destinos / Hotelaria / Turismo em Dados

Índice de atividades turísticas cresce 12% em junho

O Índice de Atividades Turísticas no país subiu 11,9% em junho deste ano, impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo de passageiros (21,2%) e de alojamento e alimentação (8,5%), que inclui restaurantes e hotéis. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (12.08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mapa-turismo Mtur

É a segunda taxa positiva consecutiva no ano, demonstrando o reaquecimento do setor

É a segunda taxa positiva consecutiva no ano, demonstrando o reaquecimento do setor. Todas as 12 Unidades da Federação pesquisadas mostraram taxas positivas, com destaque para Minas Gerais (+19,7%), Ceará (+16,7%), Distrito Federal (+14,4%), Pernambuco (+13,0%) e Rio de Janeiro (+12,4%). No acumulado de maio a junho, o setor  acumula um ganho de 43%.

“Atuamos desde o início da pandemia em apoio ao setor de turismo. O avanço da vacinação no país, aliado à adoção de protocolos sanitários, têm possibilitado o retorno das atividades turísticas em todo o país, movimentando a economia e gerando mais emprego e renda para a população”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. De forma geral, em junho, o volume de serviços no Brasil avançou 1,7% frente ao mês anterior (maio).

“Nos últimos três meses, houve um crescimento de 4,4% para o setor de serviços, o que o coloca 2,4% acima do nível pré-pandemia, ou seja, acima de fevereiro de 2020”, aponta o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. “Em junho de 2021, o setor de serviços se posiciona no maior patamar em cinco anos”, completa.

Pesquisa Mensal de Serviços – Volume de Atividades Turísticas – Variação mai/2021 a jun/2021
UF Variação
MG 19,7
CE 16,7
DF 14,4
PE 13,0
RJ 12,4
PR 10,4
SC 9,7
BA 9,6
GO 7,9
ES 7,8
SP 5,3
RS 0,1
Brasil 11,9
Receba nossas newsletters