Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Índice de atividades turísticas cresce 7,8% em julho e acumula 28ª alta consecutiva

ferias brasil porto seguro divulgacao setur porto seguro Índice de atividades turísticas cresce 7,8% em julho e acumula 28ª alta consecutiva

Regionalmente, nove dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional (0,7%) (Divulgação)

O índice de atividades turísticas apontou crescimento de 0,7% em julho, frente ao mês imediatamente anterior, após variação de -0,1% em junho. Com isso, o segmento de turismo se encontra 6,2% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,4% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014. Na comparação com julho de 2022, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil subiu 7,8%, 28ª taxa positiva seguida. Os dados são do IBGE.

Regionalmente, nove dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional (0,7%). A contribuição positiva mais relevante ficou com São Paulo (4,2%), seguido por Bahia (4,4%), Rio de Janeiro (1,4%) e Rio Grande do Sul (1,9%). Os principais recuos foram do Distrito Federal (-3,7%) e do Espírito Santo (-4,4%).

O resultado, segundo o IBGE, acabou sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita dos ramos de transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis; restaurantes; serviços de bufê; transporte rodoviário coletivo de passageiros; hotéis; e agências de viagens.

ACUMULADO DO ANO – No acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas cresceu 8,4% frente a igual período de 2023, impulsionado pelos ramos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; serviços de bufê; transporte aéreo e rodoviário coletivo de passageiros. Houve altas nos 12 locais investigados, com destaque para São Paulo (7,7%), seguido por Minas Gerais (18,7%), Rio de Janeiro (9,9%), Bahia (13,7%) e Paraná (11,3%).

“O turismo tem potencialidade para contribuir ainda mais com a economia do país, gerando riquezas, renda e muitos empregos. Além disso, somos uma atividade sustentável, uma indústria verde, ainda mais no Brasil, que é recheado de atrativos naturais. É nisso que estamos trabalhando, promovendo investimentos para desenvolver o setor”, diz o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Volume de passageiros transportados está igual ao pré-pandemia

Em julho de 2023, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou variação negativa de 0,1% frente ao mês anterior. Agora, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 0,1% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 23% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).

No confronto com igual mês do ano anterior, sem ajuste sazonal, o transporte de passageiros recuou 1,1% em julho de 2023, após registrar duas taxas positivas seguidas. O transporte de cargas, no mesmo confronto, cresceu 10,3%, sua 35ª alta consecutiva. Já no acumulado no ano, o transporte de passageiros cresceu 3,0% frente a igual período de 2022, enquanto o de cargas avançou 10,8% no mesmo intervalo investigado.

Receba nossas newsletters