Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iran Air decide renovar frota e encomenda 118 aeronaves Airbus

Será possível acompanhar alguns A380s viajando pelo espaço aéreo iraniano nos próximos anos

Será possível acompanhar alguns A380s viajando pelo espaço aéreo iraniano nos próximos anos


A Iran Air fechou hoje um acordo bilionário com a Airbus a fim de modernizar toda sua frota. Ao todo, a companhia aérea iraniana vai adquirir 118 aeronaves, incluindo 12 unidades do superjumbo A380 e 16 aeronaves modelo A350-1000. O mais novo plano da companhia em fazer uma limpa na sua antiga frota ainda conta com 45 A330s zerados, no qual 18 destes receberão a variante -900neo.

Além dessa frota de 73 aeronaves pronta para operar grandes rotas, a Iran Air também cogita a possibilidade de encomendar 45 unidades de corredor único (single-aisle), incluindo 24 unidades do mais novo A320neo. A Iran Air, porém, ainda não decidiu quais motores serão utilizados em suas aeronaves, embora já saiba que os powerplants da Rolls-Royce estão prontos para colocar os A350s e A330neos no espaço aéreo iraniano.

      Z Iran Air decide renovar frota e encomenda 118 aeronaves Airbus

Para se ter noção, uma das aeronaves utilizadas pela Iran Air é um Boeing 747-100, modelo adquirido em 1979 para ser utilizado na Revolução Islâmica. A partir de agora, com o alívio na relação entre Irã e Estados Unidos, Airbus e Boeing se debruçam em um mercado que requer, no mínimo, US$ 20 bilhões de investimento para a substituição de aeronaves que já deveriam estar no museu.

Ao comparar a idade média da frota da maior empresa aérea do Irã, a Iran Air, com outras grandes frotas no mundo, o resultado é claro. Enquanto a frota de 47 aeronaves da Iran Air tem uma idade média de 27 anos, a frota da Delta tem apenas 17 anos em média.

Receba nossas newsletters