
A ITA Airways recebeu oficialmente o aval para iniciar seu processo de entrada na Star Alliance, maior aliança global de companhias aéreas. A decisão foi tomada pelo Chief Executive Board (CEB) da aliança e marca um passo importante na trajetória da ITA dentro do Lufthansa Group, que adquiriu parte da companhia no início deste ano.
Com a previsão de conclusão para o início de 2026, a integração promete ampliar a conectividade da Star Alliance e fortalecer a presença do grupo na Europa, especialmente na Itália. O CEO da Star Alliance, Theo Panagiotoulias, celebrou o avanço. “A chegada da ITA Airways reforça nossa rede global e proporciona ainda mais possibilidades de conexão para os viajantes. Essa decisão reflete a confiança que temos na companhia como um novo hub estratégico para o mercado europeu.”
O CEO da ITA Airways, Joerg Eberhart, também destacou o significado do momento. “Estamos entusiasmados por fazer parte da Star Alliance e levar a excelência do ‘Made in Italy’ para a rede global da aliança. Este é um marco no crescimento da ITA, e nossos clientes em breve poderão usufruir de todos os benefícios da maior aliança aérea do mundo.”
A entrada da ITA Airways adicionará 360 voos diários à Star Alliance, ampliando as opções de conexão, principalmente em Roma e Milão, cidades já atendidas por 16 membros da aliança. Como parte do Lufthansa Group, a companhia italiana está sendo acompanhada de perto pelo grupo alemão durante todo o processo de integração.
Com a conclusão do processo, a Star Alliance passará a contar com 26 companhias aéreas, operando mais de 18 mil voos diários para 192 países. Criada em 1997, a aliança tem como diferencial a ampla conectividade global e um serviço integrado entre as empresas-membro.
Para os passageiros da ITA Airways, a adesão à Star Alliance significará benefícios como acesso a mais conexões, acúmulo e resgate de milhas em diversas companhias e maior comodidade em aeroportos ao redor do mundo.