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Aviação / Tecnologia

KLM avança no desenvolvimento de produção de combustível sustentável

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O SAF ainda não está amplamente disponível, e tem potencial para reduzir 75% a 100% das emissões de carbono em sua forma pura.

A Agência de Energia da Suécia anunciou uma concessão financeira a KLM, Södra, Växjö Energi, SkyNRG, RISE Research Institutes of Sweden e a ONG 2030-sekretariatet para pesquisas no desenvolvimento da produção do Combustível Sustentável de Aviação (Sustainable Aviation Fuel, ou SAF, em inglês) na região de Växjö, em Smaland, na Suécia. A agência concedeu ao consórcio o montante aproximado de 500 mil euros para o financiamento do projeto.

A estrutura tem o potencial de desenvolver combustíveis sustentáveis de alta qualidade e reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor de aviação. A produção da planta pode server como prova de conceito para muitas instalações futuras. Em 2026, a planta poderá estar operacional com um volume de produção anual de 16 toneladas de SAF. O consórcio, que representa toda a cadeia de valor da produção, une forças para aumentar a disponibilidade de SAF no norte da Europa.

A atual geração de aeronaves requer combustíveis líquidos. Esses aviões não podem mudar para fontes alternativas de energia como o hidrogênio ou eletricidade no curto prazo, bem como as estruturas aeroportuárias. O SAF, como “alternativa”, é a solução para reduzir drasticamente as emissões de CO2 na aviação no curto e médio prazo, sem modificações à infraestrutura ou a equipamento necessárias. O SAF ainda não está amplamente disponível, e tem potencial para reduzir 75% a 100% das emissões de carbono em sua forma pura.

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