Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

KLM opera voos com novas medidas de baixo impacto ambiental

unnamed(2)

Um total de mais de 50 medidas novas e existentes foram tomadas a bordo dos dois voos, envolvendo todas as divisões da KLM

O voo KL675 para Edmonton, Canadá, e o voo KL1713 para o Porto, Portugal, que decolaram do Aeroporto de Amsterdã Schiphol no início deste mês, foram abastecidos com 39% de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), como parte da ação da aérea de redução da emissão de CO2 na atmosfera.

A iniciativa faz parte do Sustainable Flight Challenge e conta com 16 membros da SkyTeam Airline Alliance. A empresa disponibiliza o SAF para as aeronaves Boeing 787-10 e o Embraer 190. Outras medidas visando a diminuição do impacto ambiental oriundo da operação foram tomadas.

“Em 2019, a KLM estendeu a mão da cooperação para o setor com a campanha ‘Fly Responsibly’, convidando companhias parceiras a cooperar e dividir melhores práticas para tornar a aviação mais sustentável. Agora chegou a hora de dar o próximo passo para um desafio mais concreto: qual companhia aérea pode operar um voo longo e um voo curto o mais sustentáveis possível?” indaga, René de Groot, Chief Operation Officer da KLM.

O carregamento foi otimizado para assegurar o melhor centro de gravidade, melhorando a aerodinâmica e gerando economia de combustível em torno de 1,5% a 2%. A carga no porão foi alocada em plataformas mais leves e protegida com redes mais leves, e empresas de transporte entregando cargas foram solicitadas a usar veículos elétricos ou abastecidos por biodiesel.

Um total de mais de 50 medidas novas e existentes foram tomadas a bordo dos dois voos, envolvendo todas as divisões da KLM assim como parceiros como o Aeroporto de Edmonton, Aeroporto de Amsterdam Schiphol, Air Traffic Control the Netherlands (LVNL) e General Electric. O impacto destas novas medidas vai ser avaliado para possível implementação a curto prazo.

“O Sustainable Flight Challenge foi criado por um grupo de funcionários da KLM, que foram inspirados pela famosa London-Melbourne Air Race de 1934, que tinha como objetivo expandir o acesso global e conectar as pessoas umas às outras. Voos de longa distância não são mais um desafio para a indústria da aviação, mas a sustentabilidade apresenta uma nova fronteira. Esse é o motivo pelo qual o Sustainable Flight Challenge vai focar, no dia a dia, no serviço comercial”, complementa.

Os passageiros da World Business Class escolheram a refeição com antecedência, e um modelo de inteligência artificial foi usado para prever as necessidades de água a bordo, assegurando que um volume preciso fosse embarcado. Os pilotos trabalharam com controles de tráfego aéreo para voar pela rota mais eficiente, evitando desvios.

A performance das companhias aéreas participantes vai ser avaliada externamente por um painel com seis jurados, coordenado/liderado por Jan Peter Balkenende, ex-primeiro-ministro holandês . Eles decidirão qual companhia performou melhor nas quatro categorias: impacto, inovação,escalabilidade e cooperação. Os resultados serão liberados no fim de junho.

Receba nossas newsletters