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Aviação

Latam aumentará em 14% a manutenção de aeronaves no MRO de São Carlos-SP

Airbus A319 Latam Brasil

Com a internacionalização, as aeronaves irão direto para São Carlos, reduzindo de quatro para um dia o período de desembaraço aduaneiro total

A Latam Brasil projeta um crescimento de até 14% da demanda por manutenções pesadas de aeronaves em São Carlos-SP. Isto porque  pela primeira vez uma aeronave da Latam, neste caso um Airbus A319, de prefixo HC-CPZ, pousou em São Carlos vindo do Equador e realizou todo o desembaraço aduaneiro no próprio aeroporto. O fato inédito marca a internacionalização e o alfandegamento da pista do aeroporto de São Carlos.

Isto torna o Centro de Manutenção da Latam (MRO) mais competitivo mundialmente. “Ao tornar o processo mais rápido e eficiente, projetamos um crescimento de 14% da demanda por manutenções pesadas das nossas aeronaves em São Carlos”, afirma Alexandre Peronti, diretor do Centro de Manutenção da Latam (MRO). “Trata-se de um passo importante para o MRO porque nos torna ainda mais competitivos internacionalmente”, completa.

Com a iniciativa, haverá uma redução dos custos operacionais adicionais exigidos com taxas aduaneiras, diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves que saem de outros países para acessar os hangares de manutenção da Latam MRO. Tais custos adicionais têm relação direta com as restrições legais que obrigavam as aeronaves provenientes do exterior a realizarem o desembaraço aduaneiro em aeroportos internacionais do Brasil, antes e depois do MRO.

Agora, com a internacionalização, as aeronaves irão direto para São Carlos, reduzindo de quatro para um dia o período de desembaraço aduaneiro total (entrada e saída do país). A economia poderá atingir até R$ 8 milhões por ano, a partir de 2020.

O MRO da Latam em São Carlos é estratégico para o Grupo e vem recebendo inúmeros aportes. O mais recente, em 2018, foi de R$ 22 milhões para ampliação e modernização dos hangares do MRO. Além da infraestrutura, o MRO ainda aumentou o seu quadro de funcionário em mais de 150 pessoas.

O investimento faz parte da estratégia global da empresa em reconfigurar as cabines de seus aviões até 2020. São Carlos será responsável pela remodelação de mais da metade da frota dos aviões da família Airbus A320. Em 2018, o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos realizou 178 checks e revisou mais de 45 mil componentes, que demandaram 620 mil peças novas. Um cenário bastante diferente daquele de 18 anos atrás, quando foram realizados apenas 28 checks durante o ano, em apenas um hangar.

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