Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Latam Brasil não renovará contrato com a Multiplus

Companhia irá adquirir Multiplus e gerir programa de fidelidade internamente

Companhia irá adquirir Multiplus e gerir programa de fidelidade internamente

O contrato da Latam Brasil com a Multiplus Fidelidade, firmado em 2010, se encerra no dia 31 de dezembro de 2024. A partir daí, o acordo não será renovado e o programa, como é hoje, será descontinuado, conforme comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (05).

Em contrapartida, a companhia irá adquirir todas as ações ordinárias da Multiplus que as suas afiliadas possuem atualmente (“Delisting Tender Offer”) e, posteriormente, delistar a Multiplus do Novo Mercado B3 no Brasil e cancelar seu registro.

Desde a associação de negócios da Lan e Tam, em 2012, as afiliadas do Latam Airlines Group têm operado dois programas de passageiro frequente separados e distintos. No Brasil, o Latam Fidelidade (programa herdado da Tam) é operado pela Multiplus SA. A Latam detém indiretamente uma participação de 72,7% na Multiplus; o restante é negociado no Novo Mercado B3 no Brasil desde seu IPO, realizado em 2010.

Ao mesmo tempo, o Latam Pass – sucessor do programa LAN Pass da LAN – é o principal programa de passageiros frequentes na maioria dos mercados de língua espanhola onde a companhia atua. Ele é totalmente de propriedade da Latam e operado internamente pela empresa e atualmente tem 14,7 milhões de associados.

De acordo com o comunicado, “apesar dos esforços coordenados da Latam, da Latam Airlines Brasil e da Multiplus, essa força inerente ao produto não foi suficiente para reforçar a liderança da Multiplus no mercado brasileiro de pontos de fidelidade, cada vez mais competitivo. Apesar de vários aditivos ao contrato que buscaram restabelecer a competitividade (incluindo, mais recentemente este ano, reduções médias de 5% nos preços domésticos de passagens e de 2% nos preços dos tickets internacionais oferecidos à Multiplus), a participação de mercado da Multiplus continuou sem evoluir”.

Por este motivo, a companhia notificou ontem o Conselho de Administração da Multiplus que não pretende renovar ou prorrogar o contrato. O texto informa ainda que, no futuro, a Latam Brasil pretende administrar seu programa de fidelidade de passageiros internamente, proteger os yields de passageiros da companhia aérea e obter flexibilidade total na gestão de sua estratégia de receita.

“Nesse contexto, a fim de minimizar os custos de transição e atrito para todas as partes interessadas, o Latam Airlines Group decidiu apoiar a Latam Airlines Brasil na busca da aquisição completa da Multiplus. O Latam Airlines Group e a Latam Airlines Brasil acreditam que essa é a solução mais viável para os atuais desafios da Multiplus (que seriam exacerbados após o término do contrato) e minimiza o impacto para os acionistas minoritários da Multiplus. Além disso, essa transação permite à Latam Airlines Brasil aumentar os benefícios para todos os passageiros do Latam Airlines Group”, afirmou a companhia no comunicado.

INTEGRAÇÃO

De acordo com a companhia, a aquisição da Multiplus e sua total integração à rede da Latam, juntamente com o Latam Pass, criarão o que a aérea estima ser o quarto maior programa de passageiro frequente e de fidelidade do mundo (medido pela quantidade de clientes) e consolidará o relacionamento do Grupo Latam com os 21,1 milhões de clientes na Multiplus. Os pontos dos clientes da Multiplus e benefícios de resgate permanecerão intactos, e os parceiros comerciais da Multiplus se beneficiarão de melhorias em aquisição de clientes, compartilhamento de carteira e retenção.

Receba nossas newsletters