
O Grupo Latam Airlines divulgou as estatísticas preliminares de tráfego para junho de 2016 nesta sexta-feira (08), com um certo ânimo. Isto porque, o tráfego de passageiros cresceu 2,2%, enquanto a capacidade aumentou 0,1%, na comparação com junho de 2015. Os números são referentes a todas as companhias do grupo na América do Sul. Como resultado, a taxa de ocupação para o mês aumentou 1,7 ponto percentual, alcançando saudáveis 83,3%.
No acumulado do ano, o resultado é ainda melhor: 83,7%. O Load Factor (LF) considerado saudável foi bem impulsionado pela taxa de ocupação internacional, que alcançou os 86,2% em junho de 2016. Por falar nisso, o tráfego de passageiros da Latam para o exterior representou aproximadamente 57% do índice total para o mês.
Agora, quando o assunto são os números referentes a Latam Brasil, a história é outra. No acumulado do ano, de janeiro a junho, por exemplo, a queda no tráfego de passageiros foi de 10,3%, enquanto a capacidade sofreu queda de 11%, se comparado ao mesmo semestre de 2016. A taxa de ocupação média subiu 0,6 p.p e alcançou os 81,9% nos seis primeiros meses do ano. O número de passageiros transportados teve uma queda de 10,3% no doméstico Brasil, com um pouco mais de 14,3 milhões de passageiros embarcados em voos nacionais no semestre.
Em relação ao mês de junho, a queda no tráfego de passageiros foi de 11,2%, se comparado ao mesmo período de 2015, enquanto a capacidade sofreu uma queda brusca de 13,6%, resultado que reflete a estratégia do grupo em tentar equilibrar a taxa de ocupação média, por conta da demanda de passageiros que simplesmente desapareceu. Por falar no LF, a Latam Brasil alcançou 80,2% para o mês de junho, um aumento até considerável de 2,2 p.p em relação ao mesmo mês do ano passado.