Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Latam destaca motivos que a mantém na liderança de mercado no Brasil desde 2021

Latam 7 Eric Ribeiro e1672768028157 Latam destaca motivos que a mantém na liderança de mercado no Brasil desde 2021

Companhia destacou pelo menos três motivos que explicam a liderança consistente nestes últimos dois anos. (Eric Ribeiro/M&E)

A Latam liderou novamente o setor aéreo brasileiro em outubro deste ano, posição que ocupa desde 2021. Segundo os dados consolidados da Anac, a Latam registrou desta vez no Brasil 37,3% de participação no mercado doméstico e também liderou a operação internacional com participação de 24,07%. E a companhia destacou pelo menos três motivos que explicam a liderança consistente nestes últimos dois anos.

EFICIÊNCIA OPERACIONAL – De janeiro a outubro de 2023, a Latam foi a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo a consultoria OAG. Nos últimos 12 meses (novembro de 2022 a outubro de 2023), foi a que menos cancelou voos no Brasil, segundo a consultoria Cirium. Os altos índices de eficiência operacional refletem o trabalho coordenado em diferentes frentes para oferecer ao cliente uma experiência de viagem cada vez mais simples, rápida e segura.

MAIS CONECTIVIDADE – A Latam abriu novos destinos desde 2021 e opera atualmente a maior e mais completa malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos brasileiros. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass. Na operação internacional, a companhia também é a empresa que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em 2023, a Latam celebrou ainda o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que já consolidou uma rede de mais de 300 destinos entre a América do Sul e a América do Norte e rotas inéditas.

PRODUTO E SERVIÇO – De janeiro a outubro de 2023, a Latam foi a menos reclamada na plataforma Consumidor.gov.br por passageiros e clientes dos programas aéreos de fidelidade do Brasil. O resultado reflete investimentos como a transformação digital, que já reduziu em até 50% o tempo de atendimento ao cliente Latam nos aeroportos brasileiros, e a renovação de frota, que já considera até o final desta década a chegada de mais de 100 aeronaves Airbus. Atualmente, a Latam oferece Wi-Fi em mais de 95% das suas aeronaves de voos nacionais no Brasil e tem investido de forma contínua no programa Latam Pass. A bordo, vale destacar também o cardápio de voos internacionais de longa duração, que em 2023 passou a valorizar o talento de jovens chefs brasileiras.

Anualmente, a Latam transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

Receba nossas newsletters