Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

“Latam está emergindo da crise muito mais eficiente, ágil e competitiva”, diz CEO

Por Roberto Maia

Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil (Claudio Gatti/divulgação)

Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil (Claudio Gatti/divulgação)

“A Latam está emergindo da crise muito mais eficiente, ágil e competitiva”. Quem garante é o CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier, que falou com exclusividade ao M&E sobre o atual momento da companhia. Ele revelou os problemas causados pela pandemia e como teve que enfrentar a crise em seus piores momentos.

Outros assuntos abordados foram o impacto da alta do dólar e o crescente preço dos combustíveis; como está sendo a retomada e quais são os próximos desafios; renovação e aumento da frota; relacionamento com o governo federal e até sobre as investidas da Azul. A seguir apresentamos alguns trechos da entrevista que você pode ler na íntegra na edição 432 do M&E, que está à disposição aqui no portal de notícias.

Resultado financeiro

A Latam liderou o mercado brasileiro entre agosto e outubro de 2021, apesar da crise causada pela pandemia, com 37,8% de share, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Perguntado se o resultado financeiro da companhia no segundo semestre de 2021 surpreendeu, Jerome Cadier disse que a empresa está mais eficiente em todas as linhas de custo.

“Por conta desta eficiência, a Latam está voando para mais destinos domésticos no Brasil do que jamais voou no passado – são 49 destinos atualmente contra 44 antes da pandemia. A nossa liderança no ano de 2021 resulta bastante desse crescimento.”

Redução de custos

Durante a pandemia a Latam teve que reduzir custos para fazer frente à crise causada pela pandemia. “Reduzimos custos renegociando absolutamente todos os nossos contratos, em todas as frentes. E isso foi possível graças ao processo de Capítulo 11 nos Estados Unidos, que permite essa renegociação e a manutenção dos contratos que fazem sentido para a companhia no futuro.”

Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil (Claudio Gatti/divulgação)

Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil (Claudio Gatti/divulgação)

Recuperação

O CEO da Latam disse que a companhia já retomou mais de 100% da oferta doméstica de assentos que tinha no pré-pandemia no Brasil. “No internacional, já recuperamos mais de 50% dessa oferta.”

Expansão em 2022

Sobre a possibilidade de expansão ainda em 2022, Cadier falou sobre a recuperação no mercado doméstico e a confirmação de sete novos destinos para este ano. “No internacional, a Latam já recuperou 19 dos 26 destinos para os quais voava a partir do Brasil antes da pandemia.”

Aumento da frota

Sobre esse assunto o Jerome Cadier  informou que em 2021, o grupo Latam ampliou para 70 novos A320neo o pedido para os próximos anos. “A ideia é que metade dessas novas aeronaves venha para a operação no Brasil. Já no internacional, mais recentemente, começamos a voar com o Boeing 787-9 Dreamliner, 100% tripulado por brasileiros.”

MP do IRRF

Perguntamos ao CEO da Latam o que ele acha sobre a MP do IRRF. “Nos preocupa qualquer discussão que não vá na direção da redução dos custos para a operação aérea no Brasil e que esteja na contramão do que é praticado no resto do mundo.”

Capítulo 11

Sobre esse tema e o plano de recuperação da companhia, Cadier foi enfático em afirmar que a empresa está emergindo desta crise pandêmica muito mais eficiente, ágil e competitiva. “Continuamos trabalhando para conseguir a aprovação do seu Plano de Reorganização, que nos permitirá emergir como um grupo mais fortalecido após o Capítulo 11”, concluiu.

 

Receba nossas newsletters