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Aviação / Tecnologia

Latam implementa atendimento remoto no aeroporto de Vitória

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O fluxo de atendimento no novo projeto é o mesmo que ocorre atualmente, sem nenhuma alteração

A Latam Brasil implementou nesta semana, no Aeroporto de Vitória, o projeto “Atendimento Remoto”, que traz um novo modelo de atendimento de check-in nos aeroportos, sem contato para os clientes e funcionários, o que garante mais segurança neste momento de prevenção contra a Covid-19. Vitória é o terceiro aeroporto a receber a novidade, além de Santos Dumont/RJ e Congonhas/SP, com índice de 95% de aprovação dos usuários.

O fluxo de atendimento no novo projeto é o mesmo que ocorre atualmente, sem nenhuma alteração. No entanto, o funcionário da companhia que atende os clientes no check-in não está no guichê presencialmente, realizando o processo de forma totalmente remota de qualquer cidade do Brasil, interagindo com os passageiros por meio de videoconferência. O cliente aguarda na fila até ser direcionado para uma posição de atendimento.

  • Passo 1 – Boas-vindas ao passageiro e confirmação dos dados de viagem e documentação, através do sistema de câmeras;
  • Passo 2 – Verificação de segurança sobre presença de artigos perigosos/proibidos na bagagem;
  • Passo 3 – Se houver necessidade do despacho de bagagem, o cliente posiciona a bagagem na balança/esteira;
  • Passo 4 – O atendente remoto realiza a conferência do peso e tipo de bagagem, também com auxílio do sistema de câmeras;
  • Passo 5 – O atendente remoto realiza a impressão da etiqueta de bagagem que contém as instruções no verso para correto manuseio;
  • Passo 6 – O cliente etiqueta a bagagem;
  • Passo 7 – O atendente orienta o passageiro a ativar o botão de acionamento da esteira para despacho da bagagem;
  • Passo 8 – O cliente recebe o seu cartão de embarque diretamente pelo aplicativo Latam (caso seja necessária a impressão de um novo cartão, o atendente remoto o imprime) e o atendimento se encerra.

“Com esta implementação em Vitória, começamos nossa expansão do novo projeto de atendimento remoto, totalmente focado na nossa nova forma de voar, garantindo segurança e tranquilidade aos passageiros e permitindo que possam viajar mais confiantes conosco na retomada das operações”, afirma Rafael Walker, diretor de aeroportos da Latam Airlines Brasil.

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