
(Divulgação/Latam)
A Latam Brasil inaugurou nesta segunda-feira (8) sua nova rota São Paulo/Guarulhos–Dourados (MS) com 90% de ocupação em seu voo inaugural. A operação marca não apenas a retomada da aviação comercial no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, mas também um recorde histórico para a companhia, que agora conecta 58 aeroportos em todo o país.
O novo voo facilita o acesso à segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul, um importante polo agroindustrial, educacional e econômico da região Centro-Oeste. A rota é operada três vezes por semana, às segundas, quintas e sextas-feiras, com aeronaves Airbus A319 de 140 assentos. A decolagem de Guarulhos ocorre às 7h45, com duração aproximada de 2 horas, e a volta de Dourados acontece às 9h20.
Expansão estratégica no Mato Grosso do Sul
O anúncio chega poucos dias após a inauguração da rota para Bonito, fortalecendo a presença da Latam no estado. “Com Dourados, temos a certeza de que estamos contribuindo para o crescimento econômico e turístico do Mato Grosso do Sul”, afirmou Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil. Ele destacou ainda a relevância de Campo Grande, que já conta com voos diretos para Congonhas, Guarulhos e Brasília.
O governador Eduardo Riedel celebrou a conquista: “Inserir a cidade, e todos os municípios do seu entorno, nessa conectividade com o maior aeroporto do Brasil representa muito. Isso impulsiona o setor de logística, turismo, agronegócio e indústria, abrindo inúmeras possibilidades”.
Retomada da aviação em Dourados
Para o prefeito Marçal Filho, a chegada da Latam simboliza confiança no potencial da cidade. “Temos convicção de que a demanda fará a empresa ampliar sua presença, criando novas rotas e voos. Investimos para garantir total segurança e adequação do aeroporto às exigências da Anac, Decea e Infraero”, disse.
Já o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, reforçou o papel da estatal: “É com grande satisfação que participamos desse momento marcante, integrando regiões importantes aos grandes centros do Brasil e conexões internacionais”.
Crescimento histórico em 2025
Com Dourados, a Latam soma oito novas rotas no ano e cinco novas bases inauguradas: Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto, Campinas e Bonito. No primeiro semestre, a companhia ampliou em 8,5% sua oferta doméstica de assentos e prevê encerrar 2025 com alta de até 10,5%.
No mercado internacional, segue líder com voos próprios do Brasil para 90 destinos no exterior, crescimento estimado de 11% na oferta. Entre as novidades estão Fortaleza–Lisboa, Rio–Buenos Aires, Porto Alegre–Buenos Aires e, em breve, Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.
Com 167 aeronaves no país, a Latam investe em frota moderna, alta pontualidade e baixos índices de cancelamento. Segundo a ANAC, a companhia lidera os mercados doméstico e internacional desde 2021 e, pela segunda vez consecutiva, é a preferida dos viajantes corporativos no Brasil, de acordo com a Abracorp.