
A Latam anunciou nesta semana, durante evento com 100 agentes de viagem no Brasília Palace Hotel, um crescimento de 25% na oferta doméstica de assentos no Distrito Federal até dezembro deste ano. A expansão, segundo a companhia, inclui aumento de frequências em rotas existentes e a criação de novos voos, com início previsto para agosto e outubro.
A ação integra a segunda edição do roadshow da Latam em 2025, que passou por Porto Alegre e tem como objetivo qualificar agentes de viagem em mercados considerados estratégicos. Brasília foi escolhida por concentrar o segundo maior hub da empresa no país, com voos para 34 destinos nacionais e dois internacionais: Lima e Santiago.
A primeira fase da ampliação começa em agosto, com aumento de 10% na capacidade, medido pelo indicador ASK (assentos por quilômetro). Serão beneficiadas sete rotas já existentes, como Brasília-Porto Alegre, que passará de 14 para 21 voos semanais, e Brasília-Florianópolis, que dobrará para 14. Também será inaugurada a ligação entre Brasília e Campinas, com 21 voos semanais.
A segunda etapa ocorre entre outubro e dezembro, com destaque para o início da operação entre Brasília e Foz do Iguaçu, com voos diários, e a ampliação das rotas para Salvador (de 21 para 28 voos semanais), Cuiabá (de 14 para 21) e Maceió (de 11 para 14). A empresa projeta alta de 24% no ASK em relação à alta temporada de 2024.
Com a ampliação, Brasília consolida sua posição como o segundo maior centro de conexões da Latam no país, atrás apenas de São Paulo. A escolha do Distrito Federal, segundo a companhia, está ligada ao seu papel logístico central e ao potencial turístico da região, reconhecida pela arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Segundo a companhia, os novos investimentos fazem parte de uma estratégia de longo prazo, que envolve modernização da frota, fortalecimento de parcerias com entidades como a Embratur e valorização da rede de agentes de viagens como canais fundamentais na captação de clientes e promoção dos destinos brasileiros.