Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Lufthansa cancela 929 voos nesta segunda em função da greve

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

A companhia aérea alemã Lufthansa informou que cancelou 929 voos previstos para segunda-feira depois que o sindicato da tripulação de cabine manteve a greve essa semana. A paralisação afetará 113 mil passageiros já que todas as conexões para e a partir de Frankfurt, Düsseldorf e Munique foram suspensas. Diante da ampliação do movimento, que passou a incluir o aeroporto de Munique, a empresa disse estar pronta para retomar as negociações trabalhistas sobre regras de aposentadoria.

A greve começou às 4h30m desta segunda-feira e continuará por pelo menos 18 horas, afetando voos de curta, média e longa distância a partir das três cidades. A transportadora disse que vai informar os clientes afetados por cancelamentos e oferecer alternativas sempre que possível. Os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e Tom Jobim, no Rio, não foram notificados sobre qualquer modificação nos voos previstos. No sábado, a ação do sindicato focou nas rotas domésticas e europeias.“Nossos clientes têm que esperar que o seu voo da Lufthansa será cancelado, disse em comunicado o sindicato UFO, acrescentando que anunciará na segunda-feira se vai isentar determinados voos da greve.

A companhia aérea disse neste domingo que entregou ao sindicato uma proposta modificada, mostrando que estava “preparada a aceitar todas as demandas do sindicato para os trabalhadores”. Porém, representantes do UFO afirmaram que podem tomar mais medidas na terça-feira e prometeram convocar greves até 13 de novembro.O UFO concordou em trocar o sistema de pensões da Lufthansa por um programa de contribuição definida para benefícios. A companhia aérea disse esta semana que o sindicato está tentando manter os pagamentos em níveis anteriores, enquanto a Lufthansa quer que os funcionários trabalhem anos adicionais para chegar a esse número.

A greve pode se tornar a mais longa já adotada por tripulações de cabine da Lufthansa. Um protesto de três dias dos comissários de bordo em 2012 custou para a transportadora US$ 35 milhões depois de 1.500 voos foram cancelados. Embora a Lufthansa tenha operado os voos programados neste domingo, a companhia cancelou no sábado todos os voos domésticos e europeus, o que afetou cerca de 520 voos e 58 mil passageiros. Na sexta-feira, a Lufthansa cancelou 290 de seus 3 mil voos programados.

O Globo

Receba nossas newsletters