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Maior aérea da AL: Cade aprova fusão da Lan com a Tam

Executivos da Tam e Lan
Executivos da Tam e Lan

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje a fusão entre a Tam e a empresa aérea chilena Lan, que cria a Latam, maior companhia aérea da América Lantina. Os conselheiros aprovaram a fusão mas exigiram duas medidas para evitar concentração de mercado pela nova empresa.

A primeira delas é que a Latam será obrigada a repassar a concorrentes dois horários diários de voo entre São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e Santiago, no Chile. Esses voos devem ser em horário comercialmente interessante e devem ser repassados a empresa interessada em operar na rota. Segundo o relator do processo, Olavo Chinaglia, o “remédio” é necessário porque a empresa teria 80% dos voos nessa rota. Além disso, apenas Tam e Lan fazem hoje voos diretos entre as duas cidades.

A outra medida é que a Latam poderá ser membro de apenas uma aliança internacional de empresas aéreas. Hoje, a Tam pertence à Star Alliance, e a Lan, à Oneworld. De acordo com o Cade, a manutenção da Latam nos dois acordos – que permitem compartilhamento de voos e aumento do número de rotas disponíveis –, poderia dificultar a concorrência no setor aéreo.

O plano de fusão foi anunciado em agosto pelas duas empresas. No mesmo mês, o negócio foi analisado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, e pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), ligada ao Ministério da Justiça, que recomendaram ao Cade a sua aprovação sem restrições.

O acordo já havia sido aprovado, com ressalvas, pelo tribunal antitruste do Chile. Entre as condições impostas pelo tribunal está a renúncia pelas empresas de pelo menos uma das alianças globais de companhias aéreas que participam. A expectativa é de que até março o modelo esteja consolidado e funcionando operacionalmente.

Com informações do G1 e Uol

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