
Como publicado pelo M&E no último dia 28 de junho, falta um pouco mais de dois anos para a inauguração do novo aeroporto de Beijing, que ostentará o posto de maior aeroporto do mundo. China Southern Airlines e China Eastern Airlines, que farão do Aeroporto Internacional de Beijing (ainda sem nome) os seus novos hubs, passarão a operar voos a partir de setembro de 2019. Nesta quinta-feira (06), chega a informação de que a China Eastern está mesmo animada com a infraestrutura que vem sendo criada na cidade de Beijing.
Tanto é que já planeja realocar de 150 a 200 aeronaves para o novo aeroporto, sem falar no investimento de US$ 1,9 bilhão em infraestrutura para acomodar seus passageiros, equipamentos e funcionários. Em nota, a companhia afirma que a frota será uma mistura de jatos narrowbodies e widebodies, que irão operar rotas domésticas para Hong Kong, Macau e Taiwan, por exemplo, enquanto as aeronaves de longa distância ficarão responsáveis pelas operações internacionais para as Américas, Europa, Austrália, Japão, Coréia do Sul e Sudeste da Ásia.
China Southern e China Eastern serão responsáveis por 40% da movimentação de passageiros no aeroporto, que será projetado para receber até 75 milhões de pessoas por ano até 2025. A ideia é aprimorar a presença da aviação civil pelos quatro cantos da China, e colocar o país cada vez mais no centro do planeta. Ao todo, estão sendo investidos US$ 12 bilhões em uma infraestrutura considerada faraônica e que terá a capacidade de receber até 100 milhões de passageiros por ano no longo prazo.