Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

MInfra alinha ações com governantes do Rio para retomar movimento do Galeão

RIOgaleão_Píer-Sul_Fachada_Foto-Thiago-Saramago_Café-das-4-768x512

A comitiva demonstrou especial preocupação com o RIOgaleão, que não recuperou o movimento de passageiros do pré-pandemia no mesmo ritmo do Santos Dumont

Em busca de assegurar a recuperação do setor aéreo e do fluxo de turistas no Rio de Janeiro pós-pandemia, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu, nesta quarta-feira (30), o governador do estado, Cláudio Castro, e o prefeito da capital, Eduardo Paes. A comitiva demonstrou especial preocupação com o RIOgaleão, que não recuperou o movimento de passageiros do pré-pandemia no mesmo ritmo do Santos Dumont.

“Buscamos uma convergência de esforços dos governos Federal, estadual e municipal, visando à recuperação econômica e, consequentemente, ao aumento do movimento de passageiros no Galeão”, disse o ministro. “A ideia é construir conjuntamente uma solução que dê saúde financeira para o Galeão, de forma que ele tenha poder de investimento e possa negociar mais voos. Há margem para a retomada no crescimento do fluxo de passageiros”.

Para ele, os entes públicos devem investir na melhoria da segurança e infraestrutura do estado. As próximas rodadas de concessões de ativos federais, previstas entre o segundo semestre de 2021 e até o fim de 2022, injetarão investimentos privados no Rio. Na lista, estão o próprio Santos Dumont, a Nova Dutra, a Rio-Teresópolis (BR-116) e trechos ferroviários geridos pela MRS Logística no estado, além de ativos do setor de óleo e gás.

“Preparamos ainda o reequilíbrio de longo prazo no contrato e estudamos a possibilidade de renegociação da outorga do Galeão, que deve ser paga em 2023, o que dará mais condições negociação à concessionária para atrair voos, stopovers e [novos] investimentos”, concluiu o ministro.

Receba nossas newsletters