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Aviação / Brasil / Feiras e Eventos / Política

Ministro destaca a isenção de vistos como exemplo de sucesso na América Latina

Marcelo Álvaro Antônio participa do Fórum ALTA Airline Leaders em Brasília

Edgar Vásquez, ministro do Turismo Peru, Andrea Wolleter, diretora de Turismo do Chile, Marcelo Álvaro, ministro do Turismo do Brasil, Gustavo Santos, ministro do Turismo da Argentina, e Perdomo, da ICF

Edgar Vásquez, ministro do Turismo Peru, Andrea Wolleter, diretora de Turismo do Chile, Marcelo Álvaro, ministro do Turismo do Brasil, Gustavo Santos, ministro do Turismo da Argentina, e Perdomo, da ICF

BRASÍLIA – Ministros e dirigentes de Turismo de quatro dos países mais importantes da América Latina estiveram juntos nesta terça-feira (29), em painel que debateu as políticas bem-sucedidas de Brasil, Argentina, Chile e Peru para angariar mais turistas e aprimorar a conectividade em toda a América Latina. Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Brasil, Gustavo Santos, ministro do Turismo da Argentina, e Edgar Vasquez, ministro do Turismo do Peru, debateram as últimas investidas no setor durante o Fórum ALTA Airline Leaders 2019.

A indústria de viagens tem hoje a expectativa de gerar 100 milhões de empregos nos próximos dez anos, sendo o segundo segmento que mais cresce no mundo. Com isso, como se pode estabelecer um cenário adequado para fazer a região ser mais competitiva e melhorar a conectividade e infraestrutura. Para Marcelo Álvaro, um cenário adequado para o setor tem a ver com o entendimento do próprio enorme potencial turístico do Brasil, que ainda tem uma grande margem de crescimento, mas que já começou a se desenvolver com a isenção de vistos.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Brasil durante a ALTA Airlines Leaders Forum

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Brasil

“A isenção de vistos foi fundamental para melhorarmos os números de turistas no Brasil, ainda pífios, que chegam a 6,6 milhões por ano. O objetivo agora é bater a meta de dobrar o número de turistas estrangeiros no Brasil até 2022 para os 12 milhões”, destacou o ministro do Turismo.

“O Brasil viveu durante anos com uma economia muito fechada para o mundo, uma social economia onde a principal política do Ministério das Relações Exteriores era a reciprocidade. Só se isentava vistos para aqueles países que praticassem o mesmo gesto. O Brasil vive um novo e bom momento, de ponto de vista de sua economia e visão de mundo, com uma abertura liberal, e agora tem ciência de que o País só perdia sem a isenção de vistos para Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá”, destacou Marcelo Álvaro Antônio.

O ministro do Turismo afirmou que o Brasil ainda não conseguia traduzir em resultados o seu imenso potencial para o Turismo. “E a isenção de vistos foi fundamental para começarmos a melhorar os números de turistas no Brasil, ainda pífios, que chegam a 6,6 milhões por ano. O objetivo agora é ampliar parcerias, isenção de vistos para mais países e dobrar o número de turistas estrangeiros no Brasil até 2022 para os 12 milhões”, destacou Marcelo.

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Brasil

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo do Brasil

O ministro do Turismo do Brasil também divulgou os resultados alcançados pelo país cerca de um mês após entrar em vigor a isenção de vistos para EUA, Austrália, Japão e Canadá.  “Em julho, por exemplo, já foi detectado um aumento de 43% de gastos de turistas no Brasil, além de um aumento médio de 25% de chegada de turistas destes países citados. E agora Jair Bolsonaro anunciou isenção de vistos também para a China, já que os números dizem tudo. A medida foi acertada e já tem contribuído para colocar o turismo no centro da agenda econômica do Brasil e ajudando na árdua missão de gerar emprego e renda para a população”, completou Marcelo Álvaro Antonio.

Marcelo ainda exige a criação de produtos turísticos conjuntos para apresentar a América Latina como um todo, algo que já acontece na Europa. “Respeitando as características de cada país, podemos até quadruplicar o número de turistas internacionais em todo o continente com a criação de produtos conjuntos, que dependem do aumento contínuo da conectividade”, finalizou o ministro do Turismo do Brasil.

Argentina: conectividade é ferramenta vital

Gustavo Santos, ministro do Turismo da Argentina

Gustavo Santos, ministro do Turismo da Argentina

Para o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, a conectividade é vital para o desenvolvimento do setor no país. “Abrir a Argentina para outras companhias aéreas e retirando o piso tarifário, fez o número de passageiros pular de 10 milhões, em 2015, para os 16 milhões agora em 2019. Neste período, mais de 500 mil pessoas voaram pela primeira vez na Argentina”, destacou Gustavo. “Soubemos lidar muito bem com a chegada de novas aéreas, e nossa visão é que a conectividade é uma ferramenta indispensável para o turismo na Argentina. Devemos criar as condições ideais para que possamos efetivamente desenvolver de forma integral a região”, completou Santos.

Peru: abertura conjunta ao mercado internacional

Edgar Vásquez, ministro do Turismo do Peru

Edgar Vásquez, ministro do Turismo do Peru

Já de acordo com o ministro do Turismo do Peru, Edgar Vasquez, é preciso que os países da região se aprofundem no processo de abertura ao mercado internacional. Para Edgar, é preciso trabalhar de forma integral para seguir investindo na conectividade, na infraestrutura, na qualidade de serviços e na promoção de cada destino. “Temos uma série de atrativos que chamam a atenção dos turistas, como a cultura milenar e a gastronomia, que podem ajudar na integração dos países para receber, por exemplo, mais chineses que chegam por um ponto e podem partir por outro ponto do continente e, deste modo, mantemos-os mais tempo por aqui”, destacou o executivo.

O M&E é media partner do Fórum ALTA Airline Leaders 2019 e viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e do Nobile Monumental Brasília

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