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Aviação / Política

MPor e Ministério do Planejamento detalham projeto de integração do Brasil com América do Sul

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PAC da integração vai ampliar o comércio, expandir o turismo e gerar emprego e renda (André Correa/MPor)

Os titulares da pasta de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se reuniram para alinhar os detalhes do plano de integração sul-americana, também conhecido como PAC da Integração. A conexão entre o Brasil com os demais países do continente se dará por meio de rotas de infraestrutura dos principais modais de transportes: portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias e rodovias.

O principal objetivo proposto pelo PAC da Integração, que será lançado em breve pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento, é aumentar a conectividade do Brasil com os países da América do Sul, para ampliar o comércio, expandir o turismo e gerar emprego e renda. O programa conta com 124 projetos com interligação em 11 estados fronteiriços e cinco diferentes rotas.

“Esse é um importante programa para o desenvolvimento do país e toda a América do Sul, que vai dialogar com o turismo, o comércio, e, sobretudo, com o desenvolvimento econômico e social. Nós estamos juntos ao lado do presidente Lula e de todo o nosso time para trabalhar pelo Brasil. É desenvolvimento, crescimento e oportunidade de trabalho para a população brasileira”, destacou Silvio Costa Filho.

Simone Tebet ressaltou que “é de mãos dadas com os países da América do Sul que o Brasil tem condições de crescer ainda mais, pois esse é um projeto de integração que leva conectividade. Nós temos muito comércio com os países da América do Sul, se nós potencializarmos esse comércio, nós estamos falando de emprego na veia, de renda, de crescimento do país, nós estamos falando de troca e, claro, também de turismo”, finalizou a ministra.

Rotas de integração

  • 1) Rota da Ilha das Guianas, que inclui integralmente os estados de Amapá e Roraima e partes do território do Amazonas e do Pará, articulada com a Guiana, a Guiana Francesa, o Suriname e a Venezuela;
  • 2) Rota Multimodal Manta-Manaus, contemplando inteiramente o estado Amazonas e partes dos territórios de Roraima, Pará e Amapá, interligada por via fluvial à Colômbia, Peru e Equador;
  • 3) Rota do Quadrante Rondon, formado pelos estados do Acre e Rondônia e por toda a porção oeste de Mato Grosso, conectada com Bolívia e Peru;
  • 4) Rota de Capricórnio, desde os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, ligada, por múltiplas vias, a Paraguai, Argentina e Chile;
  • 5) Rota Porto Alegre-Coquimbo, abrangendo o Rio Grande do Sul, integrada à Argentina, Uruguai e Chile.
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