
Na última quarta-feira (15), o Governo Federal e a Azul Linhas Aéreas anunciaram o início das vendas de passagens para a nova rota direta entre Recife (PE) e Porto (Portugal). As passagens estarão disponíveis a partir de 30 de janeiro, e o voo inaugural está previsto para junho. O anúncio foi feito em Brasília (DF) pelos ministros do Turismo, Celso Sabino; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo; pelo prefeito de Recife, João Campos, e representantes da Azul.
- É oficial! Azul e Abra assinam memorando de entendimento com intenção de unir seus negócios no Brasil
- Veja nota oficial do Grupo Abra sobre fusão com a Azul
- Azul lança rota entre Porto Alegre e Recife com dois voos diários
“A inauguração desta rota direta entre Recife e a cidade do Porto não é apenas uma conexão entre dois destinos, mas um passo estratégico para fortalecer o turismo internacional e impulsionar o intercâmbio cultural e econômico entre o Brasil e Portugal”, disse Celso Sabino, ministro do Turismo.
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, enfatizou os benefícios para o turismo e a economia: “Esse voo vai integrar ainda mais Pernambuco e o Brasil a Portugal, tanto no turismo de lazer quanto no turismo de negócios, o que ajuda toda a região.” Já o prefeito João Campos ressaltou a importância da rota, que será a única ligação direta do Nordeste brasileiro com a cidade do Porto. “Hoje, não há nenhuma conexão do Nordeste brasileiro com a cidade do Porto, e essa primeira conexão será via Recife”, disse.
Turismo em alta no Brasil
O Brasil registrou avanços no setor de turismo em 2024, com recordes de visitantes internacionais e aumento no transporte aéreo. Pernambuco, em particular, recebeu 67 mil turistas estrangeiros em 2024, um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior. Além de Recife, os turistas podem explorar destinos como Olinda, Ipojuca e Ilha de Itamaracá. Eventos culturais e o carnaval pernambucano continuam atraindo visitantes nacionais e internacionais, consolidando o estado como um dos principais destinos do Brasil.