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Aviação / WTM-LA 2019

Novas rotas, recorde de passageiros e mais serviços: o momento do GRU Airport

João Pita, gerente de negócios aéreos do GRU Airport

João Pita, gerente de negócios aéreos do GRU Airport

SÃO PAULO – O Aeroporto de Guarulhos fechou 2018 com a maior movimentação de sua história, chegando a inédita marca de 42,2 milhões de passageiros. Em janeiro o terminal alcançou outro importante recorde, atingindo pela primeira vez a casa dos quatro milhões de passageiros em um mês. Mas, para o GRU Airport, mais importante que este número foi a captação de voos, que reforçou o terminal como maior centro de conexões da América Latina.

“O ano de 2018 foi um ano muito positivo. Realmente conseguimos colocar em prática nossas estratégias e ter uma operação recorde em número de passageiros, mas também foi um ano muito bom na captação de voos. Voamos para Boston, Tel Aviv e para Quito, exemplos de como conseguimos aumentar a nossa malha e nossa oferta e a demanda acompanhou”, destaca João Pita, gerente de Negócios Aéreos do GRU Airport.

Somente em 2018 foram lançadas 13 novas rotas para 11 diferentes cidades por sete companhias aéreas. Para 2019, o objetivo é que este número de destinos se multiplique, impulsionado pela redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), anunciada em fevereiro pelo Governo de São Paulo.

“Temos muita curiosidade de como o mercado vai reagir. O que nos falta no Brasil é conseguir ter mais rotas para cidades secundárias. Guarulhos, com 42 milhões de passageiros, tem mais de 100 destinos diretos. Muitos aeroportos com metade da nossa demanda de passageiros têm mais de 150 ou 200 rotas. Então no momento o nosso grande déficit é no número de ligações diretas e a redução de ICMS vai fazer com que alcancemos mais rotas”, explica Pita.

NOVOS NEGÓCIOS

Além de expandir rotas e aumentar a capacidade do aeroporto, uma das estratégias do GRU Airport é a diversificação de produtos e serviços para melhorar a experiência do viajante. Em poucas palavras, o terminal quer ser mais que um local de chegadas e partidas, mas um hub de experiências.

No ano passado, Guarulhos contou com a inauguração de 68 espaços dedicados a alimentação, varejo ou serviços o que já reforça esta tendência por incrementar a passagem do passageiro pelo aeroporto.

Este foi um dos objetivos do GRU durante a WTM-LA 2019, apostando em uma agenda voltada à prospecção de novos negócios que agreguem valor ao que já vem dando certo. A ideia é promover parcerias que expandam as experiências de serviços e lazer ao viajante ou visitante que usufrui o aeroporto.

Para isso, a aposta está no feedback dos agentes de viagens. “Hoje mais do que tudo as pessoas querem uma experiência nova. Isso não significa ser mais caro ou luxuoso, significa que tem que se adaptar a você. Queremos ouvir o agente de viagem para saber o que o passageiro dele deseja e o que ele pode vender e formatar produtos”, completa.

 

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