Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Vai e Vem

Novo presidente da Iberia quer concretizar compra da Air Europa e elevar hub de Madri

presidente iberia Novo presidente da Iberia quer concretizar compra da Air Europa e elevar hub de Madri

Marco Sansavini é oficialmente o novo presidente da Iberia (Divulgação)

Marco Sansavini é oficialmente o novo presidente da Iberia. Ele assume o lugar de Fernando Candela. Os seus desafios iminentes são: consolidar os extraordinários resultados financeiros e operacionais, concretizar a compra da Air Europa e garantir a competitividade dos negócios de handling – através de uma nova empresa – e manutenção. O executivo demonstra “muita confiança no futuro” e reconhece o grande profissionalismo e empenho das pessoas que trabalham na empresa.

“Fernando Candela teve que lidar com problemas muito importantes que conseguiu resolver com grande sucesso em conjunto com toda a equipe. Isto permitiu à Iberia apresentar os melhores resultados da sua história em 2023”, afirma Sansavini.

“Levar Madri ao nível dos hubs do norte da Europa, colocando Espanha e Iberia na Liga dos Campeões da aviação. Algo que só se consegue com uma empresa forte que consiga ligar Espanha a muito mais destinos e daí a grande importância da incorporação da Air Europa”

A Iberia alcançou um resultado recorde de 940 milhões de euros no ano passado e consolidou a sua excelência operacional, tanto no índice de satisfação do cliente (NPS) como na pontualidade. Para o novo presidente da Iberia, isto mostra que “a transformação que começou com Luis Gallego na Iberia há mais de dez anos está dando frutos”, disse ele.

O segundo desafio é, nas palavras de Sansavini, “levar Madri ao nível dos hubs do norte da Europa, colocando Espanha e Iberia na Liga dos Campeões da aviação. Algo que só se consegue com uma empresa forte que consiga ligar Espanha a muito mais destinos e daí a grande importância da incorporação da Air Europa”, disse ele.

O novo presidente afirmou que IAG e a Iberia fizeram “uma oferta muito ambiciosa para garantir a concorrência nas rotas onde operamos e confiamos que a Comissão Europeia aprovará a operação, que é fundamental para a conectividade do hub de Madrid, para os consumidores, o emprego e turismo e a economia da Espanha.”

Como terceiro desafio notável, o presidente da Iberia coloca o de “garantir a competitividade e o desenvolvimento futuro dos negócios de handling e de manutenção”, para os quais o IAG está a criar uma empresa nova.

Primeiras mudanças da nova etapa

O Sansavini anunciou o novo Comitê de direção Iberia, com algumas alterações em relação ao anterior para enfrentar os próximos desafios da empresa. A nova composição é:

  • Rafael Jiménez Hoyos: Diretor de Produção
  • María Jesús López Solás: Diretora Comercial, Desenvolvimento de Redes, Alianças e Clientes
  • Gabriel Perdiguero: Diretor de Finanças, Transformação e Tecnologia
  • Juan Cierco: Diretor Corporativo
  • José Luis de Luna: Diretor de Relações Trabalhistas, Gestão Jurídica e de Recursos Humanos
  • María Bello: Diretora de Pessoas e Diversidade
  • Enrique Robledo: Diretor de Manutenção

A Direção Aeroportuária, por sua vez, estará presente no Comitê de Direção sob a liderança de José Luis de Luna até a criação da nova empresa. A antiga diretora Financeira, Elena Baíllo, foi nomeada para cobrir a etapa de Fernando Candela e regressa, depois de um excelente trabalho, ao seu anterior cargo de Diretora Financeira da Iberia Express.

PERFIL – Marco Sansavini regressa à Iberia onde durante oito anos, entre 2012 e 2020, foi dsiretor Comercial. Fez parte da equipe que, liderada por Luis Gallego. Em 2020 foi nomeado CEO da Vueling, outra empresa do grupo IAG. A carreira no setor da aviação começou em 1995, quando ingressou na KLM. Ocupou diversos cargos de gestão e participou do processo de fusão com a Air France. Em 2004 ingressou na Air France-KLM como VP de Negócios Globais e continuou em diversos cargos no grupo e em sua subsidiária, Alitalia, até 2012.

Receba nossas newsletters