A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) comemora a consolidação de sua estratégia para ampliação de visitantes ingleses no Brasil com o anúncio do voo inédito da Virgin Atlantic entre Londres e São Paulo. O novo voo, que começará a ser operado no dia 13 de maio de 2024, conectará a capital inglesa com diversos destinos brasileiros, uma vez que a companhia trabalhará com conexões domésticas em parceria com a Latam.
A rota foi criada em um trabalho conjunto da companhia aérea com a Embratur e sua correspondente inglesa, a Visit Britain. Também participaram das negociações as secretarias de turismo da prefeitura e estado de São Paulo, além do Aeroporto de Guarulhos. “Nossa missão agora é garantir a promoção dos destinos brasileiros no Reino Unido e ampliar a demanda de ingleses que desejam visitar o Brasil”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A parceria com a Virgin prevê que a Embratur realize, entre outras ações, uma famtour e press trip, com data e destino ainda a definir. Entre as ações da Embratur no mercado inglês, estão a participação na WTM, em Londres, maior feira de turismo do país, que será realizada em novembro deste ano, além da filiação à Lata (Latin American Travel Association), associação formada pelos principais agentes de viagens do Reino Unido especialistas em destinos de países da América do Sul.
ROADSHOW – Na estratégia para o mercado do Reino Unido, também está prevista a realização de um Roadshow, evento itinerante que será realizado pela Embratur, e tem programação com ações de apresentação dos atrativos turísticos brasileiros acompanhado de rodada de negócios com os operadores turísticos locais.
NÚMEROS – Reino Unido é um dos mercados emissores prioritários de turistas para o Brasil: em 2019, último ano pré-pandemia, foi o décimo país que mais enviou turistas para o Brasil (163.425). Em 2022, manteve a posição, mas com apenas 87.909 visitantes. No primeiro quadrimestre deste ano, 55.226 ingleses visitaram o país.