Nesta terça-feira (3), passou a ser operado o novo voo da TAP Airlines na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. A frota conecta diretamente Lisboa, em Portugal, à cidade catarinense, em um trajeto de 11 horas, através do Airbus A330-200, com capacidade para até 269 passageiros. O novo roteiro faz parte de um Acordo de Operação Técnica (ACT) entre a Embratur e a companhia aérea, assinado em fevereiro deste ano durante a feira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Além deste novo destino, a TAP Airlines se comprometeu a desenvolver novas rotas, como a Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa, que deve ser entregue ainda em 2024. O documento tem uma validade de dois anos, e prevê ampliação da conectividade aérea internacional para o Brasil, além de outras ações, como a promoção internacional do país na Europa.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a inauguração da rota. “Eu queria dizer que o mais importante para nós da Embratur é o aumento no número de turistas internacionais no Brasil. Isso significa mais dinheiro girando na economia, mais emprego e renda para a população, o que demonstra que o turismo está melhorando o lugar que a gente mora e vive. Tem que ser muito bom para o turista, mas tem que ser igualmente bom para o brasileiro.”, destacou Freixo.
Apesar do novo destino, a companhia aérea também opera em outras nove cidades brasileiras: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Belém (PA). Juntas, elas somam mais de 409 voos mensais, com uma oferta de 107.922 assentos no total. Existe ainda uma previsão da companhia de aumento de 10,4% na quantidade de assentos ofertados neste ano, em relação a 2023.